Seminário Concórdia


      A educação teológica promovida pelo Seminário Concórdia está comprometida com a comunicação pura da verdade para o tempo que se chama hoje! Isto exige prestar atenção a uma sociedade que faz novas e desafiadoras perguntas à Igreja cristã; ou, para acentuar o problema, nem mesmo quer fazer perguntas ao povo de Cristo! Por isso, o curso de Teologia, ao mesmo tempo em que zela por manter uma estrutura de solidez acadêmica, busca contemplar as necessidades da Igreja e do mundo no século XXI.

      Cada disciplina busca o aprofundamento na sua área específica, sem perder de vista o todo da Teologia e da vida cristã. São previstas atividades práticas que ofereçam aos estudantes a oportunidade de atuarem desde cedo em situações diversas que exigem a intervenção da Palavra imutável de Deus. O estudante é desafiado a um comprometimento com a própria formação de uma maneira bastante ampla – no aprofundamento do conhecimento teológico, no desenvolvimento de competências e habilidades e no cultivo de uma atitude em conformidade com a urgência e seriedade da missão de Deus. Por isso o Seminário dedica um cuidado especial para a vida devocional do estudante e promove a excelência na busca de uma formação completa.


Convênio IELB/ULBRA


      Em 30 de dezembro de 1994, com a assinatura do Convênio de Mútua Cooperação (IELB-ULBRA) para Educação Teológica, o Seminário Concórdia entrou em nova fase de sua existência. Os professores passaram a atuar no Seminário Concórdia e no curso de Licenciatura em Educação Cristã da ULBRA. Os alunos cursaram ao mesmo tempo a Licenciatura da ULBRA e o Bacharelado do Seminário Concórdia. Com a adequação havida neste convênio em novembro de 2000, alterou-se a nomenclatura para Bacharelado na ULBRA e Especialização em Teologia e Habilitação para o Ministério Pastoral no Seminário Concórdia. Em outubro de 2002, o Conselho Diretor da IELB decidiu unificar a Escola Superior de Teologia de São Paulo com o Seminário Concórdia em São Leopoldo, RS.

      O Seminário Concórdia é um dos membros fundadores da ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos). Desde 1971 a ASTE reconhece o curso graduação do Seminário e, a partir de 1990, o seu curso de Mestrado. Como escola oficial da IELB, o Seminário Concórdia já formou mais de 800 pastores que têm atuado em cerca de 1900 congregações e pontos de missão no Brasil e no exterior (Paraguai, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Venezuela, Bélgica, Canadá, Portugal, Guatemala, Quênia, Panamá e República Dominicana).

O Início


      A história do Seminário Concórdia está diretamente ligada à história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Em 1903, antes da fundação oficial da IELB (24.06.1904), já funcionava o Seminário Concórdia, que foi planejado numa conferência pastoral realizada em abril de 1903, na localidade de Bom Jesus, município de São Lourenço do Sul, RS. As aulas tiveram seu início no dia 27 de outubro de 1903, lembrado hoje como "Dia do Seminário". Tudo que havia era a igreja local, a casa pastoral e um rústico galpão. Os alunos eram, no princípio, três, depois cinco. O diretor e único professor era o Rev. John Hartmeister, pastor missionário do Sínodo de Missouri, EUA.

      Depois de um ano e cinco meses de funcionamento, a escola fechou as portas, pois o Rev. Hartmeister regressou aos Estados Unidos. Em 1905, por ocasião da segunda Convenção da Igreja, em Jaguari, RS, decidiu-se reabrir a escola, em Porto Alegre. A decisão de Jaguari veio a ser realidade no dia 1º de maio de 1907. Dez alunos se apresentaram para as aulas. Dois eram os professores: o Rev. Wilhelm Mahler e o professor E. Wegehaupt. A escola funcionava em duas casas alugadas. Em 1908 a escola recebeu o nome de Seminário Concórdia. Em 1912, foi transferido para um prédio novo, de propriedade da Igreja, construído em terreno onde hoje se encontra o Colégio Concórdia de Porto Alegre. Os primeiros pastores se formaram em 1915. Em 1921, o Seminário Concórdia mudou-se para Bairro Mont' Serrat, em Porto Alegre, onde ficou até ser transferido, em 1984, para São Leopoldo.

      Além do curso para Formação de Pastores (para homens solteiros e casados), o Seminário Concórdia oferece os seguintes cursos: Diaconia em Educação Cristã (o aluno recebe o material didático e estuda em casa sob orientação de seu pastor), Diaconia em Música (curso presencial, no mês de janeiro, no Seminário), Especialização em Teologia (presencial, em convênio com a ULBRA), Aperfeiçoamento em Teologia (para pastores, em diversas regiões do Brasil) e Mestrado em Teologia (curso livre, presencial).

Diretor: Rev. Dr. Gerson Linden


Contato


  • Endereço: Av. Getúlio Vargas, 4388 - São Leopoldo, RS - Brasil - CEP 93022-422
  • Fone / Fax: (51) 3037 8000
Ir para o site do seminário concórdia