Há 100 anos no ML


Ler em formato flip
23/12/2020 #Artigos #Editora Concórdia

Respingos do Mensageiro de dezembro de 1920

Há 100 anos no ML

Este ML, três anos depois de seu primeiro exemplar em 25 de dezembro de 1917, inicia com meditação sobre o ADVENTO, baseada no texto de Lucas 21, 35 e 36, sobre a imprevisível segunda vinda de Cristo, e para que estejamos sempre preparados para tal. O último parágrafo do texto inicia assim:

Uma notícia triste, mas que colocou em pauta mais uma vez a questão do “celibato clerical”, praticado pela igreja romana. Um cônego, padre, cometeu crime sexual contra uma menor de idade, na cidade de Gravataí, RS; consta como notícia do jornal de Porto Alegre, O Independente, n.2.399. O pastor Hasse assina o artigo em que deixa claro, segundo 1Timóteo 3.2, que, sendo o bispo ou pastor casado e com família, certamente ajudaria a diminuir os escândalos tão comuns à época, e, infelizmente, ainda no século 21.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa ainda sofria com seus nefastos resultados. No Brasil, havia grande necessidade de pastores, e, consequentemente, estudantes do Seminário que buscassem tal formação. A seguir o registro sobre um estudante de medicina, da Alemanha, que resolveu vir e estudar para ser pastor, após ter assistido aos horrores da guerra.

Após seus estudos no Seminário, por volta de dois anos, foi consagrado missionário, por cerca de 50 anos, na região de Nova Petrópolis, RS.

Lutero estava cada vez mais se aprofundando no estudo das Sagradas Escrituras, para instruir adequadamente seus alunos na Universidade de Wittenberg, e, principalmente, saciando sua sede na busca de consolo espiritual para sua alma tão perturbada. Deus, por sua Palavra, acalmou o professor. Veja parte do que registrou: 

O segundo exemplar de dezembro mostrou mais uma vez o grande interesse pela produção de hinos em português. A capa é ocupada integralmente por dois hinos natalinos, com várias estrofes: “Brotou-nos um renovo” e “Oh! vinde meninos”. As traduções são dos pastores Louis Charles Rehfeldt e Theofil W. Strieter, respectivamente.

Para a época natalina, muito marcante é a meditação sobre Lucas 2.11: “Vos nasceu o Salvador”, indicando no VOS toda a humanidade, dividida em... velhos, velhas, homens, mulheres, moços e moças, e meninos, e, ao final, justificando com o texto que segue:

Duas notícias da igreja estão registradas neste exemplar, o qual festejava, também, o terceiro ano de publicações ininterruptas do Mensageiro Lutherano: o incêndio que destruiu o templo em Santa Clara (Cruz Alta, RS) e a residência adjacente, do pastor Ewald Hirschmann e família; os danos foram somente materiais. A outra notícia se refere ao Seminário Concórdia, que se despedia das atividades no bairro Navegantes, em Porto Alegre, RS, e passava, no ano seguinte, a outro bairro, o Mont’ Serrat.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos