A comunicação constitui pré-requisito
para a compreensão entre os seres humanos. Por esta razão, é fundamental que
ela aconteça com efetividade. Para que atinja seu objetivo, deve alcançar um
nível tal que garanta sua eficiência. Quem se comunica espera alguma reação à
sua mensagem, ou seja, quer influenciar alguém ou algum grupo.
Como está nossa comunicação com as
pessoas de um modo geral, com os irmãos na fé, com Deus? Estamos sensíveis à
mensagem de Deus?
Conceito e componentes
A comunicação envolve interação simbólica (quando falamos, fazemos
gestos, escrevemos, adotamos determinada postura) entre pessoas com o objetivo
de influenciar e compartilhar informações. Em termos técnicos, identificamos nesse
processo os seguintes componentes: uma fonte
ou emissor, um recebedor ou receptor,
a mensagem, um código e um canal. Esse
processoacontece numa relação pessoa a pessoa, pessoa para o grupo (ou
vice-versa), comunicação de massa (jornais, revistas, rádio, TV) e podemos
incluir o diálogo do cristão com Deus ou de Deus com o ser humano através da
mensagem bíblica.
Fonte e recebedor estão intimamente relacionados entre si. De acordo
com David Berlo, existem vários graus de interdependência entre eles, conforme
segue.
Nível 1: Interdependência
física e definidora
Este nível engloba as formas mais simples do processo, não se
constituindo em verdadeira forma de influência. Só existe comunicação por
estarem presentes seus componentes: fonte, recebedor... Na realidade, a fonte
não exerce influência sobre o recebedor. Se alguém fala, e o outro só faz de
conta que ouve, temos uma comunicação de interdependência física e definidora.
Exemplo prático: se assistimos a um culto, mas a mensagem do pastor
entra por um ouvido e sai pelo outro (não nos influenciando), estamos
participando de uma comunicação de nível 1. Somos apenas presença física. Por
definição, o pastor é a fonte, e nós, os recebedores. Não interagimos
mentalmente com a mensagem.
Nível 2: Interdependência
de ação e reação
A partir deste nível fica mais evidente o processo de comunicação, já
que a mensagem da fonte produz reação no recebedor. Como vimos antes, a fonte
tem por meta influenciar o recebedor. Neste nível, o recebedor reage à mensagem
da fonte demonstrando concordância ou divergindo. No momento em que o recebedor
reage, ele passa a ser fonte, ao mesmo tempo em que a fonte anterior passa a
ser recebedor. Por isso afirmamos que a comunicação é um processo contínuo e
progressivo.
A reação do recebedor à mensagem da fonte constitui o que se denomina
de realimentação (feedback). O feedback permite à fonte avaliar o
sucesso ou o insucesso de sua mensagem. Por outro lado, é importante que, no
papel de recebedores, saibamos o quanto se faz necessário reagirmos com
coerência à mensagem da fonte. Não devemos fazer de conta que a mensagem agrada
quando, no íntimo, ela nos desagrada. A fonte só modificará a mensagem quando
perceber que não está obtendo êxito no processo. Para aperfeiçoar a comunicação,
precisamos reagir coerentemente com a mensagem recebida.
No exemplo da comunicação na igreja, os índices de audiência aos
cultos podem ser interpretados como sucesso da mensagem se eles apresentam uma
tendência crescente.
Se durante um culto os congregados demonstram atenção à mensagem do
pastor, este feedback estimula o
pastor a continuar apresentando a mensagem no formato em que elavinha
acontecendo. Se, porém, as pessoas estão distraídas, isto exige que o pastor
modifique algo na sua mensagem (alterando o tom da voz, lançando uma pergunta
desafiadora que leve a pensar, fazendo uma rápida pausa, ...) para voltar a ter
o interesse dos ouvintes.
Um jornal ou uma revista (como o Mensageiro
Luterano) não tem a mesma facilidade de realimentação (feedback), pois não conseguem avaliar direta e imediatamente a
reação dos leitores. Logo, se quisermos que o Mensageiro continue como está ou que melhore algum aspecto, é
essencial que nos manifestemos de algum modo com a editoria da revista. Também
para o articulista o feedback torna-se
necessário, para saber se a matéria teve ou não sucesso junto ao leitor. Cabe
ao leitor ditar os rumos e a qualidade da Revista.
Na convivência diária, recomenda-se que o feedback atenda aos princípios de uma crítica construtiva. O
primeiro passo consiste em destacar aspectos positivos do interlocutor, seja
ele criança ou adulto; eu destaco os aspectos que me agradam na pessoa. O
segundo passo envolve um ponto que eu gostaria que o outro modificasse. Por
exemplo: eu não gosto que me trates de tal jeito. O último passo consiste em
apresentar sugestões de melhoria.
As relações entre as pessoas (também entre cristãos) poderão
aperfeiçoar-se através de um sadio processo de realimentação. A convivência
será mais sadia, madura, cooperativa e fraterna a todas as pessoas. Bons
relacionamentos humanos exigem observações cuidadosas dos outros às mensagens
por nós emitidas.
No contexto da pregação, entendemos que a mensagem nem sempre deve agradar
ao ouvinte. Se o pregador aponta para o nosso pecado, o objetivo da mensagem
não é agradar, mas nos levar ao arrependimento através da ação do Espírito
Santo (2Tm4.1-5).
Nível 3: Interdependência
de expectativas
Para atingir este nível de comunicação exige-se, como pré-requisito, a
empatia da fonte com o recebedor. Empatia
implica que a fonte seja capaz de colocar-se no lugar do recebedor e,
consequentemente, adequar a mensagem às necessidades e características da
pessoa que irá recebê-la. Neste caso, a fonte emitirá a mensagem de modo a exercer
plenamente a influência pretendida sobre o recebedor.
A fonte saberá, com antecedência, que terá êxito na comunicação,
graças à condição de ser empática com o recebedor.
Sempre que uma mãe sabe, por experiência, como agir com o filho para
obter algo, ela está no nível 3 de comunicação. Do mesmo modo, a mulher que
conhece seu marido (e vice-versa) obtém dele o que deseja. Um bom professor,
habituado a atuar numa determinada série, já domina as estratégias de ensino
adequadas àquele contexto. Todos os exemplos evidenciam que a fonte alcançaêxito
graças à empatia.
Quando a fonte fracassa, ela pode adotar dois caminhos. Ou ela
responsabiliza o recebedor pelo malogro (ele não entende, tem limitações, não
quer ouvir ou entender, ...) ou revisa seu conhecimento do outro para adequar a
mensagem às características da pessoa. No primeiro caso, o comportamento da
fonte pode evoluir para a neurose, ou mesmo psicose.
Pastores e demais líderes da igreja atingem mais facilmente seus
objetivos quando desenvolvem empatia em relação às comunidades. Para ter êxito
é necessário conhecer as aptidões individuais (dons), interesses e
conhecimentos próprios dos congregados. As mensagens dos cultos aumentam a
probabilidade de atingir os ouvintes se o pregador conhecer melhor a plateia.
Os estudos bíblicos poderão ter mais êxito se os temas vão ao encontro dos
interesses dos participantes.
Nível 4: Interação
Existe interação em comunicação quando fonte e recebedor são
reciprocamente empáticos. Empatia pressupõe ser capaz de prever perfeitamente o
que o outro pensa, sente e deseja. A pessoa empática antecipa a reação do
recebedor. Na comunicação interativa, a
fonte compreende o recebedor e prevê como ele iráreagir à mensagem ajustando-a
com antecedência. E o mesmo acontece com o receptor da mensagem.
Somente relações envolvendo amizades íntimas ou um relacionamento
conjugal verdadeiro, fraterno, com conhecimento mútuo permite alcançar
parcialmente uma comunicação deste tipo. Nos casos em que um professor conhece
bem seus alunos depois de uma longa convivência e, igualmente, os alunos
conhecem e compreendem bem seu mestre, também pode observar-se um bom nível de
entendimento entre eles, obtendo-se um relacionamento mutuamente satisfatório e
favorável ao desenvolvimento cognitivo.
Em síntese: a interação constitui o nível mais elevado de comunicação
entre as pessoas e, como tal, deve ser buscado por todos. Isso vale
particularmente entre cristãos, tanto nos relacionamentos interpessoais quanto
com Deus. Isso é possível?
Da parte de Deus já está acontecendo. Por essa razão, a mensagem
bíblica alcança o êxito que vem obtendo em todos os tempos. Deus nos conhece,
compreende e quer nos salvar. Sendo onisciente, ele antecipa nossos
pensamentos, desejos e ações. Sua mensagem vai direto ao ponto.
Lamentavelmente, muitos se recusam a ouvir a mensagem salvadora.
A nossa comunicação com Deus tende a ser muito falha, pois só
compreendemos aquilo que nos foi revelado na sua Palavra. Além disso, o pecado
limitou severamente esse processo.
Considerações
finais
A análise do tema permite destacar algumas ideias e conclusões:
·
A comunicação com as pessoas e com Deus é
essencial para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e para o crescimento na
fé.
·
Nesse processo, alternamos nosso papel de fontes
e recebedores de mensagens.
·
Podemos e devemos aperfeiçoar a comunicação no
contexto da convivência cristã.
·
Estar atento ao outro e reagir coerentemente à
sua mensagem constitui um passo decisivo na qualificação das trocas entre as
pessoas.
·
Submeter-se à vontade de Deus corresponde à
forma esperada de reagir à mensagem da Palavra.
·
Apenas com um maior conhecimento e compreensão
do outro nos comunicamos verdadeiramente com ele. A empatia possibilita o êxito
de nossa mensagem.
·
As pessoas que recebem nossa mensagem são
participantes ativas do processo de comunicação. Seu feedback precisa ser imediato, honesto e construtivo. Comunicar-se
dessa forma traz benefícios tanto à fonte quanto aos recebedores.
·
Espera-se que os líderes da igreja, na qualidade
de fontes, desenvolvam empatia com os recebedores. Desse modo, aumentaremos a
probabilidade de sucesso na comunicação.
·
Nosso diálogo com os outros e com Deus sempre
será falho, mas ele pode ser melhorado na medida em que aperfeiçoamos nossa
empatia com eles.
·
Somente Deus está apto a interagir conosco
através da mensagem bíblica, pois só ele é capaz da
empatia perfeita. Cabe a nós buscar a melhoria da qualidade de nossa
comunicação nos limites permitidos à natureza humana.
Bruno Edgar
Ries
Psicólogo e
Colaborador do ML
brunories@gmail.com
*Texto
publicado no Mensageiro Luterano de setembro de 2016.