Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS, celebra 51 anos de fundação


10/03/2020 #Escolas Luteranas

Comemoração acontece na próxima segunda-feira, 16 de março

Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS, celebra 51 anos de fundação

Na próxima segunda-feira, 16 de março, o Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS, irá reunir alunos e equipe escolar para celebrar os 51 anos de fundação. Serão dois momentos de Ação de Graças. O primeiro às 7h15, voltado para as turmas da manhã e o segundo às 13h15. "Durante esta semana, estamos nos preparando para aquele momento, ensaiando as canções que farão parte da devoção e, acima de tudo, de agradecimento a Deus por tornar o Colégio instrumento para levar a Sua palavra aos jovens", ressalta o pastor Rubens José Ogg.

Localizado na avenida Getúlio Vargas (próximo à BR 116), o Colégio Concórdia atende alunos desde o Ensino Básico ao Ensino Médio e Técnico em Informática.  Tendo como proposta pedagógica educar para a vida, sua trajetória é permeada pela modernização do seu método educacional, atendendo o aluno em todas as áreas. Nelci Naor Senger, diretor do Colégio, destaca as parcerias com o Sistema Positivo de Ensino, que foram estruturadas para garantir a melhor entrega dos recursos para cada um dos seus públicos: gestores escolares, professores, alunos e famílias. Dentre esses recursos estão os projetos "Inglês Todos os Dias" (Educação Infantil ao 5º ano) e "Positivo English Solution" (6º ao 9º ano), os quais  culminam com a Prova de Proficiência em língua inglesa  oferecida pela Universidade de Cambridge, cuja certificação é reconhecida em mais de 50 países. Em 2018, passou a ser polo de Ensino a Distância para cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Positivo.

Em outubro de 2019, anunciou a adesão ao Programa Escola da Inteligência, idealizada pelo psicólogo e escritor Augusto Cury, e que passa a ser implantada este ano. Seu objetivo é levar a cultura para o desenvolvimento da inteligência emocional, da saúde psicossocial e da construção de relações saudáveis, a partir da aplicação de uma hora semanal, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma já existente. A metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

A atenção à pesquisa e à curiosidade também faz parte do dia a dia do Colégio Concórdia. E os resultados são vistos, avaliados e premiados na FEICICC, feira de ciências que há cinco anos faz parte da programação pedagógica e que tem atraído não somente seus alunos mas também escolas da região. "Muitos estudantes revelam grande potencial científico, elaborando projetos de alto cunho social, o que nos estimula a mais e maiores desafios", diz Senger.

Atividades artísticas, culturais e esportivas também fazem parte do cotidiano do Colégio. Visitas a museus do Estado, momento de leitura com escritores e desenhistas, Jogos Azul e Branco, dentre outros, movimentam a energia de alunos e professores.

A história do Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo (CLC/SL) teve início no ano de 1959, quando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) resolveu construir uma unidade para abrigar o que, naquela época, se chamava Pré-Seminário, com os cursos Ginasial (hoje 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Colegial (hoje Ensino Médio), ambos preparatórios para a Faculdade de Teologia da Igreja. A construção dessa unidade teve início em 1966 e a sua inauguração ocorreu em 1969.

Foi em 1980, com a implantação do Curso de Magistério e da Escola de Aplicação, que o Colégio passou a sua forma atual, que é a educação básica e de formação profissional aberta à comunidade em geral.O Colégio Concórdia faz parte do Centro Educacional Concórdia de São Leopoldo, que também abriga o Seminário Concórdia, onde está a Faculdade de Teologia. Ambos têm como mantenedora a IELB.

Escolas Luteranas Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos