Mulheres > Mensagem do Conselheiro > Capacitando para a vida cristã


Capacitando para a vida cristã
493 download(s) Faça Download

Capacitando para a vida cristã


Com a graça de Deus, iniciamos o novo ano da Igreja no dia 2 de dezembro de 2012. A fim de continuar comunicando a vida e levando Cristo para todos, a IELB enfatizará o capacitando: "Jesus - o sol nascente".

A LSLB, por sua vez, escolheu como alvo os jovens. A juventude é um período muito vulnerável na vida da pessoa; simultaneamente, é um período de fazer escolhas decisivas para o futuro (profissão, formação, namoro) e, da mesma forma, decisivo para ser firmado na vida cristã. A Bíblia tem muitas orientações sobre esse assunto, a mais clássica talvez seja a de Deuteronômio 6.6-7, onde diz: "Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las [inculcar] aos seus filhos".

Se por um lado Deus nos capacita com a boa Palavra para vivermos no amor cristão, por outro lado o diabo procura de todas as formas nos afastar dela, pois ele sabe que a Palavra nos alimenta, fortalece e capacita. Por isso, a vida cristã é uma luta constante - também a dos jovens! E eles precisam ser fortalecidos para a batalha e estar ao lado do Senhor vitorioso, Cristo Jesus, por meio da Palavra e dos sacramentos.

Isso nos leva a pensar na instrução de nossos jovens e, em especial, na instrução de confirmandos. Nesse processo que capacita, é necessário que igreja e famílias estejam unidas. Para o reformador Martinho Lutero, a grande preocupação era levar a Palavra de Deus aos jovens de forma clara e objetiva. Foi por isso que preparou um manual de ensino cristão para que os pais aprendessem e pudessem, depois, ensinar aos filhos, como servos de Deus em casa. Os pais precisam buscar uma clara compreensão, primeiro para saberem e depois para poderem ensinar aos seus filhos.

A nossa Igreja tem bons materiais que podem auxiliar na instrução de nossos jovens. Dentre eles destaco o Com Jesus, preparado pela comissão de Escola Dominical para os pré-confirmandos; o Com Jesus - manual de instrução cristã; o Crescendo em Cristo; e o próprio Catecismo para as séries seguintes.

Que o Deus da graça e do amor nos capacite em tudo!

Pastor Volmar Herbertz

Veja Também