Um abraço faz falta!
Ver conteúdoMulheres > Mensagem do Conselheiro > Mulheres superpoderosas!

Mulheres superpoderosas!
Nos últimos tempos ouvimos uma expressão que tem se tornado comum em muitos meios, o "empoderamento", em especial, o "empoderamento feminino". Várias coisas me passam pela cabeça quando penso nessa expressão, e boa parte delas tem a ver com a forma como a mídia tem tratado esse assunto. Se "empoderamento" significa permitir que uma pessoa, ou uma classe de pessoas, desenvolva todo o seu potencial, capacidades e habilidades, sem que se iniba, ou se tolha isso de alguma forma, para que haja justiça e equidade entre os diversos grupos sociais, podemos até concordar com o significado dessa expressão. Mas, em muitas ocasiões, o que se dá a entender sobre esse assunto é a insinuação de que uma determinada classe de pessoas possa ser superior às outras, e que ela precisa se "empoderar" para se impor sobre as demais e consertar as coisas. Assim, um determinado partido político insinua que se tivermos mais mulheres na política, então, sim, as coisas vão melhorar e não teremos mais problemas. Concordo que a participação feminina na política deva ser, ou possa ser bem maior, e que as mulheres têm muito a contribuir nessa função, mas atribuir a um grupo social, qualquer que seja ele, uma melhora, ética, moral e administrativa, por serem intrinsecamente superiores, é ignorar o que o ser humano é. Qualquer ser humano, independente da raça, cor, sexo, idade, religião ou classe social, é o que a Palavra de Deus nos diz,que em primeiro lugar todos somos pecadores e precisamos todos da mesma graça de Deus, da mesma vida e do mesmo perdão. "Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus" (Rm 3.22,23).
E em segundo lugar, a Palavra de Deus nos diz que: "Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus" (Gl 3.28). Então como podemos entender esse empoderamento? O que é isso para nós, filhos de Deus? Creio que fica óbvio que só podemos falar de um tipo de "empoderamento", que é aquele que nos foi concedido pela fé no Salvador Jesus. Em primeiro lugar, fomos chamados por Deus para receber do próprio Espírito poder para crer, pois ele nos chama à fé e nos mantém nessa mesma fé pelo poder de sua Palavra. E em segundo lugar, recebemos poder para viver a nova vida, a vida cristã, para a qual Deus Espírito Santo nos anima, nos capacita e nos dinamiza. Esta é uma promessa de Deus: "Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, e em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra" (At 1.8).
Esse mesmo Espírito concede dons a cada um conforme ele quer. "Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer" (1Co 12.11). Estimadas irmãs em Cristo, que Deus conceda a cada uma de vocês rica medida do seu Espírito Santo, que cada uma seja "empoderada" por Deus no fortalecimento de sua fé e na concessão de dons para que possam viver a sua vida plenamente.
Que Deus Espírito Santo capacite cada uma de vocês para que possam viver a sua vocação de esposas, mães, profissionais, cidadãs e servas no local e onde vocês foram colocadas por Deus; então, sim, vocês serão mulheres "superpoderosas", não por uma força intrínseca ou superioridade natural sobre os outros, mas porque todo o poder e toda a força vêm de Deus, e nós somos seus instrumentos, servos e servas de sua vontade.
Pastor Rubens José Ogg
Conselheiro Nacional da LSLB
Veja Também
Abraços sinceros criam laços
Ver conteúdoReinventar ou renovar
Ver conteúdo29º Congresso Nacional de Servas Luteranas
Ver conteúdoCapacitando para a vida cristã
Ver conteúdoAno novo de novo
Ver conteúdo
Assine e leia o Mensageiro Luterano