Projeto Aliança


05/03/2021 #Diretoria Nacional

Pastores da IELB são comissionados a projetos missionários na África e na América Latina

Projeto Aliança

Integrantes da Diretoria Nacional da IELB viajaram para República Dominicana, em virtude do Projeto Aliança, desenvolvido em parceria com a Lutheran Church Missouri Synod (LCMS) com o objetivo de enviar pastores da IELB a projetos missionários na África e na América Latina.

Foram designados, pelo presidente da IELB, Rev. Geraldo Schüler – assessorado pelos vice-presidentes de Ensino, Rev. Joel Müller, e de Expansão Missionária, Rev. Heder Gumz –, e aceitaram comissionamentos, os seguintes pastores nos respectivos locais: Rev. Lucas Elberhardt Nunes - República Dominicana; Rev. Rafael Pereira Milagres - Guatemala; Rev. Raphael Voigt - Panamá; Rev. Moacyr Alves Júnior - República do Congo; Rev. Daniel Martins Silva e Rev. Volmir Knevitz da Rocha - Uganda; Rev. Carlos Kracke - África do Sul.

No dia 26 de fevereiro, o presidente da IELB, o vice-presidente de Expansão Missionária e o vice-presidente de Ação Social, Rev. Airton Schroeder, e os pastores comissionados viajaram para a República Dominicana para um treinamento em língua, cultura e estratégias de trabalho. Os que se destinam à América Central, permanecem em treinamento até o fim do mês de abril. Já os que se destinam ao continente africano, se deslocam para Nairóbi, Quênia, no dia 05 de abril, onde continuam um período de treinamento para em seguida assumirem seus postos de trabalho. O Rev. Joel Müller, viajou à Republica Dominicana no dia 05 de março, participando de atividades em Santo Domingo e Santiago de los Caballeros.

Nos dias 04 e 11 de março, o vice-presidente de Expansão Missionária da IELB apresentou o programa IELB em Ação, na Rádio CPT, diretamente da República Dominicana, falando sobre o Projeto Aliança com o representante da LCMS para a América Latina, Rev. Theodore Krey, o representante da LCMS para a África, Rev. Shauen Trump e os pastores da IELB comissionados (assista aqui).   

O vice-presidente de Ensino da IELB apresentou o programa Teologando, entrevistando o Diretor do Seminário da República Dominicana, Rev. Prof. Joel Fritsche, e o Rev. Moacyr Alves Jr, brasileiro que irá para Brazzaville, na República do Congo (assista aqui).

Atualmente oito pastores da IELB estão na República Dominicana recebendo treinamento para atuar em países da África, Caribe e América do Sul. 

Sobre o Projeto Aliança:

No dia 14 de janeiro, o presidente da IELB, os vice-presidentes de Ensino e de Ação Social e representantes do Departamento de Missão da LCMS reuniram-se via plataforma Zoom para o fechamento de decisões acerca do Projeto Aliança, parceria missionária entre IELB e LCMS, para o envio de pastores missionários e professores de Seminários Luteranos na África e nas Américas. O coordenador do projeto e assuntos relacionados a documentações, passagens, cursos de idiomas e demais necessidades logísticas, na IELB, é o Rev. Airton S. Schroeder. Assuntos relacionados à Educação Teológica e Seminários ficaram sob a responsabilidade do Rev. Joel Müller e trabalho pastoral e missionário sob a responsabilidade do Rev. Heder Gumz.

No dia 03 de março, foram definidos os acordos entre as duas igrejas para a gestão conjunta do Projeto Aliança envolvendo missionários da IELB, com definição das atribuições distintas e as que serão assumidas em conjunto. Todos os missionários receberão a política de subsistência pastoral da IELB, acrescida da diferença dos percentuais de custo de vida oficiais de cada país. Os benefícios adicionais serão aplicados conforme a prática do Projeto Aliança junto a todos os seus missionários. Após a legalização com vistos de missionários nos países de destino, os mesmos retornarão pela primeira vez ao Brasil em 22 meses. Ao retornar, executarão um plano de visitação e relatos em congregações da IELB, tornando conhecido entre nós o trabalho em outros países.

Diretoria Nacional Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos