*500 anos da Rosa de Lutero*


Ler em formato flip
22/02/2021 #Artigos #Editora Concórdia

Em 2020, este símbolo que resume a teologia de Lutero, completou 500 anos

*500 anos da Rosa de Lutero*

Em 1520, a pedido de seus editores, Martinho Lutero desenhou um selo ou brasão a ser publicado em seus livros. O selo original era preto e branco. A partir de 1530, ganhou cores e uma explicação de Lutero quanto a cada parte do brasão. A Rosa de Lutero resume visualmente a teologia do saudoso reformador, que, em poucas palavras, pode ser assim explicada:

Jesus Cristo morreu na *cruz* em meu lugar, para me salvar. Sou aceito por Deus por meio dessa fé em Cristo, que trago no *coração*. Essa certeza me traz *paz e alegria* [pétalas brancas], pois já agora sei que *viverei para sempre* [círculo dourado] junto de meu Salvador *no lindo céu* [campina azul].


O próprio Lutero* explica a teologia da Rosa assim:

 

A CRUZ

A cruz no centro do coração nos lembra que é a fé no crucificado que nos salva. Porque os que creem de coração serão justificados.

 

CORAÇÃO

Embora seja uma cruz preta, que lembra morte e sofrimento, ela está sobre um coração em sua cor natural. Não corrompe a natureza, o que significa que não nos mata, mas nos mantém vivos. O justo viverá pela fé, mas pela fé no crucificado.

 

ROSA

Tal coração deverá ficar no centro de uma rosa branca, para mostrar que a fé traz alegria, conforto e paz. Em outras palavras, ela coloca o crente em meio a uma rosa branca e alegre, porque essa fé dá paz e alegria de maneira diferente como o mundo as dá.

 

FUNDO AZUL

A tal rosa está sobre um fundo azul celeste, simbolizando que tal alegria no Espírito e tal fé são o começo da alegria futura celeste, que começa agora, mas está alicerçada numa esperança ainda não revelada.

 

ANEL DOURADO

E ao redor desse espaço está um anel dourado, simbolizando que tais bênçãos celestes não têm fim. Essa bênção é preciosa em meio a toda alegria e bondade, assim como o ouro é o mais valioso e precioso metal.

 

Cláudio Kupka

Paulo Roberto Teixeira

 

Cláudio Kupka fez a tradução e adaptação da explicação de Lutero sobre a Rosa em carta a Lazarous Spengler em 1530. Kupka é pastor da IECLB em Porto Alegre, RS.

Paulo Teixeira é editor da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), pastor da IELB em São Paulo, SP.

 

Alegre-se nesta fé e compartilhe-a com todos!

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos