O engenheiro civil


Ler em formato flip
14/12/2020 #Reflexão #Editora Concórdia

O dia 11 de dezembro foi o Dia do engenheiro civil. É o dia de homenagear este profissional da segurança pela vida.

O engenheiro civil

O engenheiro civil é o profissional responsável por elaborar projetos, decidir a estrutura, calcular as construções e a sua manutenção, para o bem dos que utilizarão os prédios e as residências. É um trabalho da mais alta responsabilidade. Ele é o mentor das construções.  

As Escrituras usam a expressão “homens peritos”, que inventaram máquinas (2Cr 26.15). Eram os engenheiros da época. Eles lideraram a construção do templo de Salomão (1Rs 5.13-8; 6, 7). O templo (Ez 40-43) tinha repartições com medidas exatas. A volta dos israelitas da Babilônia foi penosa, mas produtiva. Neemias foi um tipo de prefeito-engenheiro. Reuniu o povo, que, sob a sua liderança, reconstruiu os muros, a cidade de Jerusalém e o templo.

A torre de Siloé, ao sul de Jerusalém, desabou e matou 18 pessoas (Lc 13.4). Era provavelmente muito antiga e sem manutenção! O fato é que as autoridades competentes ignoraram o perigo, ou nem havia pessoas responsáveis nesse aspecto. Houve uma falha!

A profissão de engenheiro é uma ocupação especializada. O exercício dessa profissão zela pela segurança da vida humana. O apóstolo Paulo prega a busca pelo interesse do outro (1Co 10.24); um deles é a promoção da vida. Qualquer coisa que os cristãos fizerem, “[...] façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31 – NTLH). O cristão deve glorificar a Deus e servir ao próximo, conforme diz Brakemeier em Vocação e Profissão. Faz parte da vocação cristã em qualquer profissão. Todas as construções modernas são aprimoradas e projetadas; e detalhadamente calculadas para que os seus moradores vivam seguros; por exemplo, quando a coluna de um prédio apresenta problemas, o engenheiro responsável vai alertar os proprietários para os possíveis perigos.

O engenheiro e todos nós somos convidados a nos inspirar na Trindade divina. O Criador do Universo não faz nada mal feito. Jesus Cristo, o Filho de Deus usa uma engenharia única para livrar a humanidade da eterna ausência de Deus: o inferno! Jesus torna-se carne no Natal. Seu nome é Salvador, o que livra. Sua missão é servir: dá a sua vida em resgate por muitos (Mc 10.45). Ele morre e ressuscita. O Espírito Santo ensina que todos são dependentes de Deus, para viver o “já” e preparar-se para o “ainda não”. Ele ensina a confiar em Cristo, que toma sobre si os pecados do mundo na cruz, como se ele os tivesse cometido. As pessoas que confiam nele são declaradas justas porque são cobertas com as [...] vestes de salvação [...]e envoltas [...] com o manto de justiça [...]” (Is 61.10) de Jesus. A Trindade divina trabalha com absoluta segurança, pois, cada pessoa é caríssima aos olhos divinos.

Jesus ensina (Mt 5-7) que não podemos errar no fundamento do nosso crer. Usa a metáfora do bom construtor = um bom engenheiro: “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24). Quem ouve as palavras de Jesus e as reflete, ouve, de fato, conforme o pastor D. Jagnow em O Diálogo pastoral.  

Todos os engenheiros têm alegrias e dificuldades como todos nós. Entretanto “[...] Deus [...] trabalha para aquele que nele espera” (Is 64b).

Cada engenheiro é um instrumento de Deus.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Eduvino Krause Filho

Pastor conselheiro da LLLB, Domingos Martins, ES

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos