03/12/2020 #Instituto Histórico
As Bíblias no Instituto Histórico da IELB
Nova série relacionada à história da igreja é lançada às vésperas do Dia da Bíblia
Ler maisNo segundo domingo de dezembro celebramos o Dia da Bíblia e, para marcar esta data, iniciamos uma nova série relacionada com a história da IELB, apresentando quinzenalmente um item do acervo do Instituto Histórico da IELB que será publicado nas redes sociais da IELB (Facebook e Instagram), e que também serão incluídos no álbum Resgatando a História da IELB (veja aqui).
Para esta nova série, o IH conta com a contribuição de um expert na área: Prof. Dr. Rudi Zimmer, que atuou por décadas na Sociedade Bíblica do Brasil e também nas Sociedades Bíblicas Unidas.
A editora do Sínodo de Missouri – Concordia Publishing House – foi fundada em 1869. Antes dessa data, as congregações na cidade de Saint Louis, estado de Missouri (EUA), tinham sua própria Sociedade Bíblica. Após a fundação da editora do Sínodo, esta passou também a produzir as Bíblias em idioma alemão, segundo a tradução do Dr. Martin Luther, datando as edições até o ano de 1910.
Depois disso, o ano da edição perdeu destaque, passando a aparecer de maneira discreta, como mostra a 1ª foto. A CPH continuou imprimindo Bíblias regularmente, em alemão e também em inglês, mesmo com a existência de diversas Sociedades Bíblicas nos Estados Unidos.
Essas foram as Bíblias trazidas pelos missionários americanos ao Brasil, e que – conforme a Bíblia completa original de Lutero – além do Antigo e do Novo Testamento, continham 12 livros apócrifos, que ocupavam cerca de 150 páginas.
Também os pastores e professores formados em nosso Seminário Concórdia utilizavam, nas primeiras décadas, estas edições, que eram, inclusive, colocadas à venda em nossa Editora, na época, Casa Publicadora Concórdia. Temos, pois, no IH, diversos exemplares, nos mais diferentes estados de conservação.
As fotos mostram algumas curiosidades:
1 – uma indicação discreta da quantidade (3 mil) e ano da edição (1951);
2 – página da frente da edição de 1907;
3 – página do Registro Familiar, do pastor Benjamin Germano Flor;
Nova série relacionada à história da igreja é lançada às vésperas do Dia da Bíblia
Ler maisConfira o artigo escrito pelo Prof. Dr. Cláudio Junior Damin
Ler maisMagrit e Walter Tiedemann visitam regularmente o Brasil
Ler maisTransmissão acontece no domingo, 24 de janeiro, às 9h30, e será compartilhada pela Rádio CPT
Ler maisApresenta Jesus como Salvador de todos
Ler maisCelebração foi realizada no dia 09 de janeiro, na Congregação Bom Pastor
Ler maisReverendo irá atuar na missão em Santo Domingo, República Dominicana
Ler maisCerca de 2 mil calendários com Mensagens de Esperança foram confeccionados para presentear as clínicas conveniadas
Ler maisConfira a homenagem especial da Diretoria Nacional da IELB
Ler maisProgramação oferecida pelo Seminário Concórdia encerra neste sábado, 16 de janeiro
Ler maisIELB local se mobiliza em prol das vítimas e dos que sofrem na capital amazonense
Ler maisJesus veio para salvar toda a humanidade
Ler mais
Assine e leia o Mensageiro Luterano