Revista de Teologia do Seminário Concórdia


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26/10/2020 #Publicações #Editora Concórdia

Igreja Luterana – 80 anos

Revista de Teologia do Seminário Concórdia

REVISTA IGREJA LUTERANA: primeira proposta de um curso à distância

A missão prevista pela primeira publicação da revista Igreja Luterana, em janeiro de 1940, foi uma proposta de um curso à distância para formar professores atuantes em escolas paroquiais. O contexto original em que surgiu esse periódico sustenta essa ideia, como será visto mais abaixo.

Além desse objetivo formativo, a revista também possuía uma visão de globalizar suas publicações: “A revista tinha como público-alvo os pastores e professores do Sínodo na América Latina até a edição de 1954” (BLANK, 2018, p.33).

Isso também pode ser visto pelas publicações em diferentes idiomas. Além da escrita em língua portuguesa, de janeiro a junho de 1940, havia artigos em língua alemã, e, de janeiro a maio de 1940, em espanhol.

No início, a revista de Teologia do Seminário Concórdia foi denominada de “Revista Técnica Teológica – Pedagógica”, e o diretor foi Guilherme Goerl, enquanto o redator foi o professor P. W. Schelp, conforme dados da figura 1.

 

 

Fonte: Igreja Luterana de janeiro de 1940

 

Como e por que a revista Igreja Luterana?

Para entendermos como surgiu a evista Igreja Luterana é importante sabermos que ela teve duas precursoras: as revistas Unsere Schule e Wacht und Weide.

A revista Unsere Schule, uma publicação do departamento de escolas da igreja, foi editada de agosto de 1933 a outubro de 1935. Era uma publicação em língua alemã que tinha como público-alvo os professores do Sínodo. A partir de março de 1936, começou a circular a revista Wacht und Weide, escrita para professores e pastores da igreja, também em língua alemã (WARTH, 1979, p.223, 224).

A nacionalização compulsória do ensino, que ocorreu no Brasil entre os anos de 1937 e 1945, impactou diretamente as escolas paroquiais e, consequentemente, também foi propulsora para o início da revista Igreja Luterana.

A lei da nacionalização compulsória exigia que todo o ensino escolar fosse em língua portuguesa, que todos os professores e diretores fossem brasileiros natos e que nenhuma revista em língua estrangeira circulasse nos distritos rurais.

No início da nacionalização, a fiscalização não foi tão intensa. Mas foi se intensificando, e a igreja precisava se adequar a essa nova situação. Além disso, muitos professores declinaram do magistério, provavelmente pela baixa remuneração e pela extensa carga de trabalho. Mas havia a necessidade de manter as escolas paroquiais em funcionamento. O que fazer se muitos professores eram de origem alemã e não havia tempo hábil para preparar outros dentro da formação do Seminário Concórdia?

Diante dessa necessidade, surgiu a revista Igreja Luterana, com material produzido pelo Seminário Concórdia, para a formação e capacitação de professores. Muitos docentes, sem formação teológica e pedagógica, teriam que atuar nas escolas, e a revista seria uma espécie de curso à distância, orientando também esses professores leigos na sua prática escolar.

Desde o seu início, a revista endossava a necessidade de que todo o ensino, fosse dentro da igreja ou na escola, estivesse firmado doutrinariamente na Bíblia e no Catecismo de Martinho Lutero.

 

A mudança dos títulos do periódico

Outro detalhe interessante da revista é a mudança do título ao longo desses 80 anos. Com a mudança do título, passou também a variar o enfoque do periódico. Se de 1940 a 1954 o público-alvo e o principal alvo foram promover a formação docente de professores paroquiais, o enfoque mudou a partir de 1954.

Warth destaca que a mudança de público-alvo da revista se deve ao fato de que o ensino das matérias seculares nas escolas paroquiais encontrava-se sob orientação das escolas do Estado e, segundo ele, o governo editava boas revistas para este fim. Neste sentido, a igreja não precisava mais orientar os professores nessa área de ensino (WARTH, 1979).

Uma exceção nessa época foi o período de abril a dezembro de 1942, quando a revista foi destinada a toda igreja, pois as revistas Kirchenblatt e O Luterano não puderam circular e, portanto, parte do seu conteúdo foi acrescentado à Igreja Luterana.

A partir da edição de julho e agosto de 1954, a revista passa a ser somente uma revista teológica, editada para os pastores da igreja. No quadro 1, é possível identificar a mudança dos títulos ao longo da história da revista.

 

Quadro 1: Visão sintética das mudanças de foco da revista Igreja Luterana

 

Ano

Foco

1940 (Janeiro)

Igreja Luterana: Revista Técnica Teológica-Pedagógica

1940 (Fevereiro)

Igreja Luterana: Revista Técnica para pastores e professores da Igreja Luterana

1942 (Abril)

Igreja Luterana

1943 (Janeiro)

Igreja Luterana: Revista Técnica para pastores e professores da Igreja Luterana

1954 (Julho e Agosto)

Igreja Luterana: Revista Teológica

1974 (Primavera)

Igreja Luterana: Uma revista para os adultos em Cristo

1981/3

Igreja Luterana: Revista Teológico-pastoral

1987/1

Igreja Luterana: Revista Semestral de Teologia

2020/1

Igreja Luterana: Revista de Teologia do Seminário Concórdia

Fonte: Autoria própria (2020) segundo dados disponíveis em: https://drive.google.com/drive/folders/1Z7ZW446hWNVQ2ndPj0skzSAxPFx6puUJ. Acesso em: 21 abr.2020.

 

Atualmente, a revista de Teologia do Seminário Concórdia continua em seu formato impresso, mas também está disponível na forma on-line. E essa é a grande notícia e o grande presente que recebemos de Deus no aniversário de 80 anos da revista. Hoje, seu conteúdo pode ser acessado, literalmente, por todo o mundo.

É só seguir o link www.revistaigrejaluterana.com.br e ter acesso a todos os conteúdos a partir de 2020/1. Lembrando que os conteúdos de 1940 a 2019, também podem ser acessados a partir do site do Seminário Concórdia, no link da Biblioteca.

 

Fonte: revistaigrejaluterana.com.br

No ano em que este periódico está completando 80 anos, Deus está reabrindo as portas para que esta revista continue na trilha da formação teológica e da globalização, iniciados em 1940. Desde o seu início, foi possível perceber que existiram estes dois objetivos. Essa pretensão de ser um periódico intercontinental, tornou-se realidade em 2020/1, quando recebemos o privilégio e a responsabilidade de contemplar os estudos apresentados na VII Conferência do Conselho Luterano Internacional (ILC), realizada na cidade de Baguio, Filipinas, de 15 a 18 de outubro de 2019. Isso deu qualidade e notoriedade à nossa revista.

Também continuamos na trilha de promover a pesquisa, incentivando alunos, pastores e professores a escreverem artigos em conformidade com os padrões metodológicos em vigência, mas que também auxiliem na reflexão de temas relacionados a articulações teológicas e à prática da igreja.

O Seminário Concórdia está dividindo com toda a igreja a alegria por Deus nos ter dado e por continuar concedendo tantas bênçãos através da revista Igreja Luterana.

 

Referências

BLANK, Clóvis Renato Leitzke. O Catecismo como recurso pedagógico nas escolas paroquiais do Sínodo de Missouri (1940-1954), p.26-39. In: ARENDT, Isabel Cristina; CUNHA, Jorge Luiz da; SANTOS, Rodrigo Luis dos (Orgs.). Migrações: perspectivas e avanços teórico-metodológicos. São Leopoldo: Oikos, 2018.

WARTH, Carlos Henrique. Crônicas da Igreja. Porto Alegre: Concórdia, 1979.

 

 

Rev. Anselmo Ernesto Graff

São Leopoldo, RS

Rev. Clóvis Blank

Canguçu, RS

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