Conselho Diretor reúne-se pela internet


02/06/2020 #Conselho Diretor #Diretoria Nacional

Conectados no sábado à tarde, os integrantes decidiram que a próxima reunião também será on-line

Conselho Diretor reúne-se pela internet

No dia 30 de maio, das 14h até 17h30, o Conselho Diretor (CD) da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) fez história reunindo-se, pela primeira vez, de forma on-line. A reunião extraordinária foi convocada pelo presidente do CD, Prof. Dr. Frederico da Silva Reis, no dia 18 de maio, principalmente, para definir o formato da reunião marcada para outubro, que seria realizada em Curitiba, PR. E também houve eleição para o cargo de vice-secretário do CD, sendo escolhido o Rev. Ricardo Bruno Voss.

Participaram da reunião 140 pessoas, entre membros votantes, consultivos e convidados. Todos os 59 Distritos da IELB estavam representados. Com 98 votos a favor e 14 contra, foi aprovada a realização da reunião ordinária do Conselho Diretor do ano de 2020 de forma remota. Apesar de todos concordarem sobre a importância da reunião presencial, a grande maioria apoiou a proposta da Diretoria do CD, sendo esta uma das ações programadas nacionalmente para minimizar os reflexos da covid-19, buscando preservar a saúde dos participantes e ajudar na economia financeira dos Distritos e do caixa nacional da IELB.

Para o presidente do CD, este primeiro CD realizado numa plataforma digital foi “sensacional, acima das expectativas e, na avaliação da Diretoria do CD, foi muito positiva a participação de todos, usando bem os instrumentos disponíveis da tecnologia para fazer uma reunião objetiva. Nós temos certeza de que a próxima reunião do CD, que também será on-line, vai dar muito certo e nós vamos conseguir discutir e deliberar sobre as principais necessidades da Igreja, tanto na questão orçamentária quanto na votação das moções. Com isso, nós estamos dando exemplo para toda a Igreja, pois economizamos para os cofres em geral R$ 250 mil, que é o custo aproximado para a realização de um CD. Foi um marco muito importante, e vamos trabalhar para uma condução segura do próximo CD e que ele seja tão profícuo quanto os próximos presenciais”.

O presidente da IELB, Rev. Geraldo Walmir Schüler, ficou muito satisfeito com a reunião e com o resultado dela: “A experiência foi extraordinária, cada um estava na sua casa, no seu escritório, mas, ao mesmo tempo estávamos próximos e dialogamos como irmãos. Até me fez lembrar o que significa a fé no nosso dia a dia: mesmo estando distantes, nós estamos unidos num corpo em Cristo Jesus, pela fé. A reunião alcançou seu objetivo, e esse instrumento pode ser muito utilizado durante a pandemia, e mesmo após, basta que a gente se aperfeiçoe e desenvolve uma maneira ideal de dialogar”.

Seguem algumas curiosidades desta reunião histórica que foi “sediada” ao mesmo tempo por 98 cidades de todas as regiões do Brasil:

- De Porto Alegre, RS, a vice-presidente de Comunicação da IELB, Sra. Aline Gehm Koller Albrecht, organizou as inscrições e a votação, pelo formulário do Google, e foi a anfitriã da reunião, recebendo os inscritos a partir das 13h30 na plataforma Google Meet.

- De Belo Horizonte, MG, o presidente do CD, Prof. Dr. Frederico da Silva Reis, iniciou a reunião.

- De Bagé, RS, o vice-presidente do CD, Rev. Egon Kopereck, fez a oração de abertura.

- De Santos, SP, o secretário do CD, Sr. Carlos Augusto Müller Junior, redigiu a Ata.

- De Francisco Beltrão, PR, o recém-eleito vice-secretário do CD, Rev. Ricardo Bruno Voss, assessorou o presidente, informando a ordem de quem foi pedindo a palavra pelo espaço de comentários.

- De Guarapuava, PR, o Líder Leigo do Distrito Paraná Centro, Prof. Dr. Marcos Roberto Kühl, tirou a “foto oficial”, feita com um print da tela.

- De Cascavel, PR, o Conselheiro do Distrito Cataratas, Rev. Jair Krack, foi responsável por gravar a reunião.

- De Santa Cruz do Sul, RS, o coordenador da Comissão de Planejamento, Sr. Djalmar Ernani Marquardt, falou sobre os Planejamentos IELB 2023-2026 e IELB 2019-2022, e se colocou à disposição para participar remotamente das reuniões dos Conselhos Distritais para conversar sobre o planejamento de cada Congregação e Distrito.

- De Porto Alegre, o presidente da IELB, Rev. Geraldo Walmir Schüler, fez a sua saudação, passando a palavra também aos demais vice-presidentes (5 deles estavam em Porto Alegre e 1 em Canela, RS).

- Ao final, os participantes cantaram parabéns a três aniversariantes do dia (pastor Heder Gumz, de Porto Alegre, pastor Cirlei Vorpagel, de Santa Maria de Jetibá, ES, e o Líder Leigo, de Joinville, SC, Zelindo Petri), em uma espécie de cânone com mais de 100 vozes desencontradas, mas muito animadas.

Conselho Diretor Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos