Somos vencedores


12/12/2019 #Congregações

Projeto surgiu baseado no livreto divulgado pela Hora Luterana, Estou com Câncer

 Somos vencedores

"Em dezembro de 2015, fui diagnosticado com câncer no intestino grosso e com metástase no fígado. Perplexo com a situação, iniciaram-se as buscas por soluções. Deus me abençoou, pois pelo plano de saúde consegui marcar cirurgia já para janeiro de 2016. Foi bem-sucedida, e a recuperação foi rápida. Já em março de 2016, nova cirurgia, agora do fígado, também com sucesso. Recuperação rápida, também devido ao meu bom estado físico de então, embora já com 70 anos.

O caminho da quimioterapia foi de maio a novembro de 2016. Primeira revisão: o problema estaria resolvido. Três meses sem quimioterapia, e novo exame: o câncer se apresentou no peritônio. Novo susto. Volta à quimioterapia, onde estou até o momento. Sempre com muita fé e esperança; pesquisas e leituras. Foi quando vi a divulgação, pela Hora Luterana, do livreto: Estou com Câncer. Ao recebê-lo, senti um alívio logo na leitura dos primeiros parágrafos. O texto é baseado na oração que Cristo ensinou, o Pai-Nosso.

No livro, é sugerida a formação de grupos de apoio. Com o apoio dos pastores, Clécio Leocir Schadech e Luiz Pedro Mello, fomos à procura dos que têm ou tinham problema semelhante. Envolvemos os familiares, parentes, vizinhos e comunidade em geral. O primeiro encontro teve 12 pessoas, entre convalescentes e familiares, mas já teve mais de 20, cada um com sua trajetória, suas angústias e esperanças. Então, vi e ouvi que o meu problema não é o pior. Há casos muito mais complicados e pessoas bem debilitadas: mas todos com esperanças e esperando palavras de ânimo.

As reuniões começaram mensais, mas a pedido do grupo, agora são quinzenais, na Congregação Paz, de Canoas, RS. Chamamos de reunião/encontro, sem agenda específica, bem informal, sempre com pequenas mensagens dos pastores Clécio ou Luiz.

Temos apoio do professor de educação física Romeu, voluntário, que faz atividades laborais com o grupo: movimentos leves e de acordo com as capacidades.

Novos membros foram surgindo, convidados nas nossas diferentes congregações e comunidade. Tivemos palestras e conversas sobre o tema, que aflige a maioria do grupo. O pastor Gerhard Grasel falou sobre sua experiência no Hospital do Câncer nos Estados Unidos; tivemos palestra com nutricionista; além disso, cantamos e fazemos atividades de lazer. Temos planos de conseguir um médico nutrólogo para palestrar e um representante da Liga de Combate ao Câncer, de Canoas, para falar sobre os projetos da Liga e sua abrangência.

Finalizo este relato do grupo 'Somos vencedores', com as palavras que mais são pronunciadas pelos participantes no grupo do whatsapp: 'Fé, esperança, confiança e Deus no comando, sempre'."

Prof. Ulli Darci Arend – professor emérito da IELB

Depoimentos de participantes do grupo:

As consequências do câncer de pele em mim
Benís Gerling Gomes, membro da Congregação Castelo Forte – Capela Ulbra

Sempre tive fluência verbal e facilidade com a escrita, no entanto, estou tentando há três meses descrever minha história. Tenho 70 anos e, desde os 40, um rosto bastante transformado por quase incontáveis cicatrizes. Estou com câncer de pele há 30 anos. Fator hereditário fortíssimo pelo lado materno. Fator também psicológico, segundo os laudos. Já fui atingida com melanomas nas pernas, corpo, braços, pálpebras, boca, quase todo o corpo. Há cinco anos tirei câncer de pálpebra direita e há dois anos refiz essa pálpebra, o canal lacrimal e lábios. Em julho deste ano fiz tudo novamente e agora, em outubro, vou refazer as seis cirurgias pois não ficaram com as margens livres. E já tenho mais três pontos novos no rosto. Melanomas e carcinomas proliferam.

As consequências em mim são:

Ossos frágeis, por falta de sol e de vitamina D, com consequente desmineralização óssea, resultando em quebraduras involuntárias e exigindo extremo cuidado físico, alongamentos e reforço muscular, agora conseguidos através da yoga, uso diário de vitamina D – ao longo dos anos nunca me havia sido recomendado – e medicação para a dor. Mas, como disse, estas são consequências bastante raras em mim. Normalmente câncer de pele aparece em alguns focos, é removido e não retorna.

As bênçãos de Deus em minha vida:

Apesar de todos os percalços e tristezas, tenho um casamento feliz de 50 anos; meu marido continua a me amar como se eu ainda tivesse 20 e não “vê” minhas cicatrizes. Irmãs e cunhados, sobrinhos, filha e genro, netos e família, bisnetos, amigos antigos e novos, pastores que me apoiaram e apoiam – cito em especial os pastores Marco Antônio Jacobsem, Ângelo Eliker e, atualmente, Silvio Ferreira Silva Filho, cuja presença, amizade e atenção me iluminam, fortalecem e abençoam a cada dia. Através do pastor Ângelo, conheci o estudante de teologia, agora formado, Magno Souza Santos, o Maguinho, que com sua presença constante, fé e atenção especial, alegra e fortalece minha fé em Cristo Jesus. Através de visitas, palavras e ombros amigos, vou seguindo, fortalecida na fé e na certeza de que Papai do Céu para tudo tem um propósito e não despreza o clamor de seus filhos. Aprendi que Deus nunca diz "não", ele diz "ainda não".

Creio firmemente que pastores, médicos, familiares e amigos são as mãos que Deus usa para me fortalecer. Peço a Deus que nunca me desampare, que me levante quando caio – e caio seguidamente –, que me fortaleça e me dê humildade e fé para aceitar seus desígnios, e gratidão diária por todas as bênçãos que colocou em minha vida.

Que Deus abençoe ricamente nossa igreja luterana e, em especial, o grupo de apoio “Somos vencedores”, em cujos braços encontrei acolhimento, e onde meu pequeno fardo se torna leve. Este grupo, que se apoia em união, para pessoas portadoras de todos os tipos de câncer, é aberto a todas as pessoas, luteranas ou não, que buscam fortalecer sua fé, através de agradáveis encontros mensais.

O apoio é fundamental

Pastor emérito, Luiz Pedro Fehlauer de Mello

É uma alegria poder falar que este grupo está sendo uma bênção para muitos que têm essa doença ou já foram curados. É um convívio muito edificante, no qual os participantes relatam como estão enfrentando a doença. Com orações, cânticos e mensagem pastoral, o grupo se fortalece na fé em Deus prosseguindo com esperança. Isso é muito importante, pois o apoio é fundamental para que cada um se sinta amado, valorizado e aceito com carinho. Deus continue a abençoar o grupo, dando-nos sua graça e poder.

Não podemos nos isolar!

Pastor Clécio Leocir Schadech – Congregações Paz e Ressurreição, Canoas, RS

Essa é uma das frases que o prof. Ulli Darci Arend tem repetido muitas vezes para os participantes do grupo "Somos vencedores". Motivado pelo livrete Estou com Câncer, da Hora Luterana, esse grupo se propôs a juntar forças e lutar pela vida. Existe apenas uma regra: não se isolar.

Nas reuniões/encontros, cada um é incentivado a falar sobre sua caminhada. Os relatos são sempre carregados de emoção, cheios de experiências de vida e de fé. Os participantes testemunham o quanto Deus os têm ajudado e o quanto tem sido importante a presença das pessoas que as acompanham nessa jornada. Elas transmitem com bastante clareza o que diz o Salmo 119.37: "Não me deixes ficar pensando em coisas sem valor; sê bondoso comigo, como prometeste".

Por meio desse grupo, muitos têm sido lembrados de que não estão sozinhos, nem abandonados. Cada um deles tem o amor de Jesus na companhia e ajuda do próximo.

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos