Centenário de Falecimento do pastor Adolfo Flor


07/11/2019 #Congregações

Reverendo faleceu aos 33 anos, em plena atividade nos primeiros anos da missão da igreja no Brasil

Centenário de Falecimento do pastor Adolfo Flor

No dia 10 de novembro de 2019, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), lembra o centenário de falecimento do primeiro pastor de nacionalidade brasileira a atuar no Brasil. Adolfo Oscar Flor foi um dos cincos primeiros alunos do recém-fundado Seminário Concórdia, em Bom Jesus, São Lourenço do Sul, RS, no ano de 1903, e chamado a pastores a congregação desse mesmo lugar histórico em 1910. Em seu 9º encontro bienal em Osório, RS, em janeiro passado, a família Flor fez a programação das comemorações alusivas ao evento, concerto, plantio de árvore secular e a realização de uma vigília e de um culto festivo em Maratá, RS, local onde se encontro o túmulo do homenageado. 

Adolfo Oscar Flor nasceu em 18 de julho de 1886 na vila de Padalowka (hoje Berehove), no distrito de Rozyszske, comuna de Lutsk, capital do estado da Volínia, na Ucrânia, que então fazia parte da Rússica. Era filho de Johann Emanuel Flohr e de Bertha Enge Flohr; alemães que haviam emigrado da Prústica Oriental para essa região cerca de 30 anos antes, e lá casaram em 25 de agosto de 1879. 

A família Flor e o Distrito Concórdia (DICO) estão preparando uma comemoração que deverá ter lugar em Maratá no dia 17 de novembro, culminando com um culto na igreja de São Pedro do Maratá, local onde está o túmulo, no cemitério da comunidade. Interessados em participar da festividade, devem entrar em contato com o conselheiro distrital, pastor Carlos Frömming ou com o pastor emérito Elmer Flor pelo telefone (51) 98126-6765.                

Confira o material completo no Mensageiro Luterano de novembro, clique aqui.

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos