Igreja Luterana de Paris, comemora seu 85º aniversário


06/11/2019 #Congregações

Culto festivo acontece no próximo domingo, dia 10 de novembro

Igreja Luterana de Paris, comemora seu 85º aniversário

Comemorando seu 85º aniversário, no próximo domingo, 10 de novembro, às 10h15, a Paroisse Évangélique Luthérienne du Saint-Sauveur, de Paris, França, realiza uma celebração festiva. O pastor Gleisson R. Schmidt convida os irmãos que estejam por lá para celebrar esse momento com eles. 

Sobre a história:

No final de 1928, uma família de luteranos americanos pertencentes ao Sínodo Evangélico Luterano de Missouri, residentes na época em Paris - Sr. H. Schuette e sua esposa - pediram ao Sínodo da Igreja Luterana Livre da Alsácia se seria possível enviar um de seus pastores a Paris de tempos em tempos para celebrar cultos. A Igreja Luterana Livre aceitou esta missão com ainda mais disposição visto que também se encontravam em Paris vários de seus membros da Alsácia. Foi decidido que o pastor Martin Strasen, servindo a paróquia em Estrasburgo, iria a Paris uma vez por mês para servir estes luteranos isolados. Os cultos foram celebrados pela primeira vez no apartamento do Sr. Schuette, e logo na Capela Malesherbes da Igreja Wesleyana Inglesa (4 rue Roquepine), que foi graciosamente colocada à disposição do Pastor Strasen para o culto luterano a partir das 4 da tarde. Os cultos foram celebrados em alemão e inglês, com a participação de cerca de 8 a 10 pessoas.

No início do ano de 1930, o Sínodo Livre Luterano, em acordo com o Presidente e o Comitê de Missões Europeias do Sínodo do Missouri (EUA), que expressou sua assistência financeira, decidiu estabelecer uma missão regular e permanente em Paris com um pastor a fim de organizar uma paróquia. Em junho, o candidato foi Frédéric Kreiss, cidadão da Igreja Livre da Alsácia, que acabara de terminar seus estudos no Seminário de Saint Louis, Missouri (EUA). Ele recebeu ordenação e consagração para essas funções em 17.8.1920 em Estrasburgo. O Pastor F. Kreiss assumiu seu cargo em Paris em 12 de outubro de 1930. A partir de então, os cultos eram celebrados regularmente todos os domingos na Chapelle Malesherbes.

Finalmente, para resolver o problema de um local de culto adequado, a Associação Luterana de Benevolência (AELB), uma instituição de caridade da pequena Igreja Luterana Libre na Alsácia, propôs construir um edifício em Paris para abrigar uma capela e a moradia do pastor. No início de 1933, foram adquiridos terrenos no nº 105 da rue de l'Abbé Groult, na qual o atual edifício foi erguido. O primeiro culto foi celebrado lá, no apartamento do pastor, em 5 de agosto de 1934. A inauguração da capela ocorreu no domingo, 4 de novembro, o pastor da paróquia pregando a manhã em língua francesa e o pastor F. Mueller de Mulhouse, presidente do Sínodo Luterano Libreen Alsácia, a tarde em alemão.

(Narrativa do pastor Frédéric Kreiss, escrita em fevereiro de 1938, e extraída do livro de registros da paróquia)

Paroisse Évangélique Luthérienne Saint Sauveur 
105, rue de l'abbé Groult - PARIS 75015
Téléphone: +33 1  48 42 58 09
Portable: +33 7 85 76 37 43

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos