MML - Ministério e Liderança, juntos na Missão de Deus


30/10/2019 #Congregações

7º Retiro reuniu 18 pastores entre os dias 21 a 24 de outubro em Florianópolis, SC

MML - Ministério e Liderança, juntos na Missão de Deus

O programa Missão, Ministério e Liderança (MML) realizou seu 7º Retiro nos dias 21 a 24 de outubro de 2019, no Hotel Tropicanas em Florianópolis, SC. O evento contou com a participação de 18 pastores e sete integrantes da equipe do MML.

A ênfase deste encontro foi um mergulho no relacionamento entre Deus e o pastor, destacando a atenção consigo mesmo que o pastor deve ter neste relacionamento e o seu cuidado em relação às ovelhas do rebanho do Bom Pastor Jesus. O destaque foi o aconselhamento pastoral, no qual o compartilhar do amor de Deus é o ponto alto, e a prevenção e cuidado que aqueles que amam demais precisam ter, pois podem ser levados à fadiga de compaixão e à Síndrome de Burnout. É apenas no amor de Deus, revelado na cruz e na ressurreição do Senhor Jesus, que o pastor encontra a força e a motivação para a sua vida pessoal e para o seu ministério de amor pelas ovelhas do rebanho.

Com este retiro, encerra-se o sétimo ano de atividades do MML, que já contou com a participação de 250 pessoas nas sete conferências e de 295 pessoas nos sete retiros. Até o momento, 32 pastores e esposas, além de 53 líderes das congregações, já completaram o programa.

Para o ano de 2020, está agendado para os dias 23 a 26 de julho a 8ª Conferência, com a participação de pastores e esposas. O 8º Retiro acontecerá nos dias 23 a 25 de outubro, que neste ano contará com a participação de pastores e liderança leiga das congregações. Pastores e congregações que já completaram o programa são convidados a participar deste retiro, enviando outros líderes.

A parceria entre o MML e o Pastoral Leadership Institute International (PLII), que levou à existência do MML, está agora se estendendo a outros países da América Latina. Nos dias 24 a 27 de setembro de 2020, está previsto o início do programa na Igreja Evangélica Luterana do Paraguai (IELPA), com a presença dos 17 pastores que atuam nesta igreja-irmã. Em 2021, existe a possibilidade de o programa ser iniciado na Igreja Evangélica Luterana da Argentina (IELA).

A partir de março, estarão abertas as inscrições para uma nova turma do MML. Participe! O programa existe visando o alinhamento das ações de pastores e congregações para a missão, oferecendo um lugar onde a graça de Deus está presente para acolher, motivar e fortalecer os membros do corpo de Cristo, a igreja. Ministério e Liderança, juntos na Missão de Deus.

Pastor Rony Ricardo Marquardt 
Diretor para a América Latina do PLII

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos