Somos salvos pela fé ou também por obras?


16/10/2019 #Diretoria Nacional

Vice-presidente de Educação Cristã da IELB conduziu a devoção nesta quarta-feira, no Centro Administrativo da IELB

Somos salvos pela fé ou também por obras?

O momento devocional desta quarta-feira, 16 de outubro, no Centro Administrativo da IELB, em Porto Alegre, RS, foi conduzido pelo vice-presidente de Educação Cristã, pastor Martinho Sonntag. Aproximando-se do Dia da Reforma, o devocionista trouxe para reflexão uma pergunta encaminhada ao Pergunte ao pastor, programa da rádio CPT apresentado por ele que vai ao ar às quintas-feiras, às 11h. A dúvida diz respeito à salvação pela fé ou também por obras.

Para responder ao questionamento, o pastor Martinho trouxe as leituras do Salmo 46 (indicado para o Dia da Reforma, celebrado em 31 de outubro), Efésios 2.8-10  (carta do apóstolo Paulo aos efésios) e Tiago 2.24.  O devocionista lembrou que estes dois textos parecem contraditórios e que já na época do movimento da Reforma geravam conflitos e dúvidas entre os cristãos. "Aparentemente é difícil harmonizar estes dois textos, mas a dúvida é facilmente dirimida", afirmou ele, explicando que Paulo expõe claramente a salvação à obra de Deus, já que desde a queda do homem em pecado dependemos da obra salvadora de Deus mediante a fé em Jesus. Já Tiago diz que a fé sem obras é morta, ou seja, a fé viva produz obras. "Ele  não está negando a salvação pela fé, mas destaca que é preciso ter coerência entre fé e vida e que as duas se complementam", completou.

Com isso, conclui o devocionista, Deus espera que sejamos motivados a sermos sal e luz no mundo para engrandecer o nome de Deus e não dos homens.

Após a devoção, a Diretoria Nacional permaneceu reunida em sua reunião semanal que acontece ao longo do dia.

Diretoria Nacional Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos