A primavera


19/09/2019 #Artigos #Editora Concórdia

No dia 23 de setembro inicia a primavera

A primavera

Em setembro, dentre muitas coisas, temos o início da primavera. Esta é uma das quatro estações do ano. Ela está entre o inverno e o verão. Para nós, que moramos no hemisfério sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. A primavera está fortemente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. Para muitos, é a estação mais bonita do ano por causa da variedade de flores, com seus cheiros e suas belezas.

Na Bíblia lemos o seguinte: “Deus disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia” (Gn 1.11-13). Ou seja, as flores foram criadas no terceiro dia. Deus criou a natureza de forma perfeita, assim como toda a criação, para encher nossos olhos com a sua beleza exuberante.

Ao que tudo indica, na Bíblia encontramos apenas uma vez a palavra primavera. Eclesiastes 11.10 diz: “Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade”. Este é um conselho para os jovens. Aliás, o livro de Eclesiastes fala muito sobre a juventude. Os jovens podem e devem aproveitar a vida, pois ela é curta, só não podem esquecer e se privar da vida com Deus. A vida com Deus não é sempre um “mar de rosas”, mas proporciona uma beleza sem igual já nesta vida e depois na eternidade. A vida com Deus tem um cheiro agradável, mais que o das flores, porque é um cheiro de perdão e salvação.

         Neste sentido, precisamos lembrar que a vida, uma linda “flor”, é obra de Deus. A vida é como estar em uma floricultura, como lemos no Salmo 103.15: “Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce”. Além de nos dar a vida, Deus também cuida dela. Flores precisam de cuidados especiais. Nós recebemos, diariamente, os cuidados de Deus para viver, e também florescer.

         A Bíblia também fala das flores como aspecto positivo do relacionamento amoroso. Aliás, dar flores é um gesto bonito, educado e que demonstra sentimentos. Já receber flores alegra o coração. Lemos em Cântico 1.14: “O meu amado é como as flores do campo nas plantações de uvas que ficam perto da fonte de Gedi”. Aqui temos uma declaração de amor entre uma mulher e um homem. O sentimento, que é o mais importante, está explícito e vem coroado com uma comparação com a beleza das flores.

         A beleza da primavera, que são as flores, está chegando. Para aqueles que repararem bem, será um tempo contemplativo de extrema beleza. Talvez, até de mudança de hábitos, não só nossos, mas de toda a natureza, como lemos em Cântico 2.11-12: “O inverno já foi, a chuva passou, e as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas”. Assim, podemos pensar no dia da volta de Jesus. Será para muitos um dia de espinhos. Mas, para os cristãos, será um lindo dia de primavera, flores e seus cheiros agradáveis, pois, o céu, pela fé em Jesus, será para sempre um lindo e pleno campo florido.

         Se não podemos mudar essa condição na vida de todas as pessoas, vamos fazer a diferença para algumas pelo menos. É isso que a Bíblia diz em Isaías 40.6-8: “Alguém diz: Anuncie a mensagem! O que devo anunciar? — eu pergunto. Anuncie que todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a força deles é como uma flor do mato. A erva seca, e as flores caem quando o sopro do Senhor passa por elas. De fato, o povo é como a erva. A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre”. Esse texto lembra que temos uma prioridade na vida: pregar a Palavra que dura eternamente.

         Viver é um privilégio. Enquanto vivemos, temos responsabilidades, com as flores que Deus nos deu. Sejam físicas e naturais ou a família, os irmãos na fé, os amigos e o próximo, ou seja, as “flores pessoas”. Fazemos esse trabalho em todas as estações do ano. Ele é feito com alegria por causa do amor de Deus, que floresce em nós, pela cruz de Cristo, e vai florescer na vida das pessoas à nossa volta. Fortalecer a vida das “flores/pessoas” é um trabalho de Deus, através de nós. Neste sentido, precisamos confiar que nada faltará. Como diz a Bíblia em Habacuque 3.17-19: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente”.

         Tenhamos todos nós uma linda e abençoada primavera e vida.


Iderval Strelhow

Pastor da IELB São Paulo, SP

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos