Mensageiro Luterano de agosto já está circulando


26/07/2019 #Publicações #Editora Concórdia

Acompanhe alguns destaques desta edição da revista oficial da IELB

Mensageiro Luterano de agosto já está circulando

Pai com seus filhos
“Eu não tinha 40 anos ainda quando a minha esposa nos deixou e ficou fora de casa quase meio ano. Dois meninos tinham menos de 10 anos e o mais velho já beirava os 13 anos. Ela optou por outro tipo de vida, queria liberdade total. Voltou, e eu aceitei, após conversarmos e acertarmos novos parâmetros de vida. Seria uma nova tentativa de vida familiar. Não completou um ano e ela saiu definitivamente da nossa vida.” Refletindo sobre essa história de vida em família.


Perseguição religiosa abala economia e segurança no mundo
Na semana de 15 a 19 de julho, mais de mil representantes de governos, sociedade civil e comunidades religiosas estão em Washington, nos Estados Unidos, para participar da 2ª Conferência Ministerial para Promoção da Liberdade Religiosa, organizada pelo Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.
De acordo com o último relatório anual do Pew Research Center, mais de 85% do mundo vive em locais com altas restrições à liberdade religiosa, abrangendo 83 países com níveis altos ou muito altos de restrições governamentais, hostilidades sociais ou ambos. A Portas Abertas está presente na maioria destes países, apoiando cristãos perseguidos e pesquisando sobre o assustador crescimento da perseguição no mundo.


A galeria dos heróis da fé
De três em três anos, sempre no mês de agosto, chegam aos nossos ouvidos textos do livro de Hebreus. Nesta época do ano, na Série Trienal C, quatro leituras de epístola são tiradas desse livro do Novo Testamento, sendo duas delas de Hebreus 11.
O capítulo 11 de Hebreus pode ser chamado de “A galeria dos heróis da fé”. A palavra galeria fornece uma bela metáfora. Afinal, galeria pode designar um corredor largo e comprido, em que são expostos quadros ou obras de arte.
Quantos quadros estão pendurados nessa galeria dos heróis da fé? Será que cabem mais quadros? E o que seria essa tantas vezes citada “fé”? Será que todos pensam o mesmo quando dizem “fé”?


A depressão e a fé
Um dos fatores que mais dificulta o trabalho com pessoas deprimidas é a desinformação sobre o problema. Muitas vezes a própria pessoa deprimida está desinformada sobre a doença, por isso ela não procura ajuda. Também os familiares e amigos são vítimas desta falta de conhecimento sobre a doença, fazendo com que suas ações e atitudes dificultem mais a vida da pessoa deprimida. Uma das afirmações muito frequentes e muito nociva é que “a depressão é falta de fé”. É a questão da fé na depressão que o autor aborda neste artigo.


Leia outras edições aqui


Assine o Mensageiro Luterano aqui

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos