Onze jovens participam do Projeto Unidos no Brasil


19/07/2019 #Jovens #Congregações

Representantes de cinco estados se reuniram de 5 a 12 de julho, em Santa Catarina

Onze jovens participam do Projeto Unidos no Brasil

Entre os dias 5 e 12 de julho, 11 jovens luteranos participaram da segunda edição do Projeto de Intercâmbio Social e Missionário Luterano da JELB, na cidade de Indaial, SC. Na lista, estão jovens de cinco diferentes estados do país: Amazonas, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. São eles: Monica Schindler - Chapecó/SC; Neander Jandrey - Curitiba/PR; Nicolas Jacob - Cascavel/PR; Eder Venski - Turvo/PR; Felipe Hess - Piedade/SP; Jean Gerhardt - Campinas/SP; Camila Vorpagel - Jaraguá do Sul/SC; Mateus Schumacher - Joinville/SC; Larissa Rothmann - Humaitá/AM; Luiz Felipe Machado - Canoas/RS e Taiele Schwartzhaupt - Florianópolis/SC.

O projeto Unidos no Brasil é promovido pela Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) junto à IELB. Faz parte do Super Ação JELB e foi desenvolvido em parceria pelas vice-presidências de missão e ação social. Durante oito dias, os jovens auxiliaram no trabalho de reforma na casa da dona Irene, membra da Congregação Evangélica Luterana São Paulo, de Indaial, SC, colocando piso, forro, chuveiro e arrumando o jardim de sua casa. Realizaram a manhã do abraço pelas ruas de Indaial, momentos de panfletagem próximo ao ponto de missão da congregação local e visita ao lar de idosos Viver Feliz, com o projeto de palhaços visitadores chamado “Mensageiros da Alegria”. Essa última ação terá continuidade com os jovens da juventude local, JELUSPA, em um lar de idosos da cidade. A experiência trouxe aos participantes a oportunidade de compartilhar dons, viver a comunhão e amor de Cristo em um local diferente, com realidades diversas às que estão habituados. Consequentemente, gerou muitos frutos, tanto para os jovens como para a região de Santa Catarina.

De acordo com o pastor capelão desta edição do projeto, Rev. Leonardo Leão, foi uma benção receber o Unidos em Indaial. “Creio que aprendi muito com os desafios que me foram colocados e que pude presenciar Deus agindo na vida de todos os jovens participantes e também das pessoas nas quais Deus nos colocou para amar. Foram momentos que nos tornaram pessoas melhores, onde nos obrigamos a sair da zona de conforto e ir adiante, abraçar, trabalhar no pesado para melhorar a qualidade de vida da dona Irene, chorar com a dor do outro e também sorrir com a alegria do outro. Sou muito grato por Deus ter me colocado no caminho desses jovens e por ter me ensinado tudo o que aprendi nessa semana. Levarei para a minha vida tudo o que aprendi”, comenta.

Para o jovem Jean Gerhardt, o projeto define-se em uma palavra: gratidão. “Agradeço por ter sido escolhido, pelo privilégio de estar em comunhão com pessoas incríveis de Indaial, que nos receberam de braços abertos com todo amor e carinho. Foi maravilhosa a oportunidade de conhecer realidades, histórias e culturas diferentes. E nada disso seria possível se não fizéssemos tudo em nome de Cristo, que deu sua vida por nós e nos proporciona essa vida de alegria, que podemos, da nossa maneira, transmitir a essas pessoas durante o projeto, pessoas que compartilham da mesma fé e do mesmo amor”.

Já a jovem Larissa Rothmann relata que foi a melhor experiência que Deus pode proporcionar em sua vida. “Nada é por acaso nesta vida, fomos escolhidos a dedo por Deus para estarmos em Indaial juntos, um com o outro, um pelo outro, crescendo, evoluindo e aprendendo. Cada um com seu jeito e personalidade única, tirando um sorriso, compartilhando uma experiência, ensinando algo que sabe, até na troca de carinho e afeto, consegui crescer com cada um. Fiquei um bom tempo 'perdida' da minha vida pessoal e cristã, longe de muita coisa, e sem saber que caminho seguir, ou melhor, como seguir. E então, o Unidos chegou, Deus me resgatou e me direcionou”.

Do CG da JELB, estavam presentes Taiele Schwartzhaupt, VP de Relações Institucionais, e Luiz Felipe Machado (Palmito), presidente do DIGRA-JELB. De acordo com o Palmito, essa segunda edição do projeto foi maravilhosa, com diversos momentos marcantes, na qual todos os participantes vão levar para a vida toda. “Agradeço a confiança do CG da JELB e da IELB em minha liderança com os jovens e terem pensando em mim para representar o CG neste Unidos no Brasil. Espero ter contribuído imensamente na vida de fé de todos os jovens”, finaliza.

Jovens Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos