Os vitrais de nossas igrejas


12/07/2019 #Instituto Histórico #Congregações

Instituto Histórico da IELB está fazendo levantamento das peças por todo o Brasil

Os vitrais de nossas igrejas

A exuberante beleza dos vitrais de um templo, com suas figuras e breves textos, tem sua origem no Oriente, chegando à Europa em plena idade média. Os textos e as figuras eram didáticos, já que a grande maioria do povo da época era analfabeta. Nos templos católicos, era a forma de transmitir alguma mensagem espiritual para complementar as homilias, com os coloridos personagens bíblicos ou os venerados santos.

Muitos templos da IELB, por este enorme País, ostentam multicoloridos vitrais (ou vitralis ou vitreaux) e o Instituto Histórico pretende ter um completo levantamento. Para isso, conta com a colaboração das congregações, informando detalhes dos existentes, independentemente do ano de colocação ou do tipo artístico das peças. “Esse nosso desejo é antigo, mas agora está tomando vulto também devido a um livro a ser publicado por uma pesquisadora, exclusivamente dedicado aos vitrais coloridos, também instalados em outros locais, que não igrejas ou templos”, destaca o coordenador do Instituto Histórico, Paulo Udo Kunstmann.

Para auxiliar na coleta dos dados iniciais, segue uma breve orientação:

1) Nome da Congregação, cidade e estado
2) Ano da colocação do vitral, ou da construção da igreja
3) Tirar foto (em alta resolução) de um ou mais vitrais
4) Tirar foto da parte do vitral onde consta o nome do autor (em geral é à direita, na parte inferior)
Envie tudo para institutohistorico@ielb.org.br, e mais adiante começaremos a dar publicidade dos vitrais e suas histórias, para toda a IELB.

Instituto Histórico Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos