Educação Teológica além do ensino: missão


26/06/2019 #Diretoria Nacional

Rev. Carlos Winterle conduziu a devoção nesta quarta-feira, no Centro Administrativo da IELB

Educação Teológica além do ensino: missão

O momento devocional desta quarta-feira, 26/06, no Centro Administrativo da IELB foi conduzido pelo pastor Carlos Winterle, coordenador do Projeto Moçambique e diretor do Seminário Teológico Luterano em Tshwane, em Pretória, África do Sul. O reverendo compartilhou sua experiência ao longo deste anos no continente africano e, citando os ensinamentos de Lutero em relação à educação cristã de crianças e jovens, enfatizou a edutação teológica como braço da missão. "Jesus não preparou os discípulos para ficarem em 'gabinete', mas para irem por todo o mundo a fim de proclamar o Evangelh da salvação", afirmou ele, acrescentando que os cristãos devem seguir o exemplo: "A vida de todo cristão deve ser u constante ir e ensinar".

Comentou que, apesar do rastro de destruição causado pelos ciclones Idai e Kenneth, a tragédia está servindo de testemunho. "Lá o evangelismo é totalmente espontâneo. As igrejas estão cada dia mais cheias", destacou.

No entanto, reforçou a importância do apoio e oração pelo projeto da Educação teológica por Expensão (ETE), que ainda está caminhando e precisa ser aprimorado. "Não só como ensino, mas como missão, pois não existe teologia sem povo; a prática é testemunho", observou.

O devocionista ainda compartilhou dados sobre o Seminário em Pretória, que hoje possui 16 anos e nove professores, além de outros funcionários. Em 2018, formou cinco diaconisas. Realiza cursos intensivos quatro vezes ao ano, além de atender semanalmente cerca de 30 crianças na pré-escola. Entre os projetos realizados, destaque para as reformas nas igrejas, casas e seminário. Estão em andamento projetos de reconheciemnto do seminário, ampliação da biblioteca (que recebeu doação de diversos livros e materiais) e continuidade das reformas. 

Por fim, entregou ao presidente interino da IELB, Rev. Joel Müller, um exemplar do recém-lançado Catecismo Menor em língua Chisena, e diversos materias com notícias sobre a missão em Moçambique publicados na Alemanha e outros países, que forma entregues ao coordenador do Instituto Histórico da IELB, Sr. paulo Udo Kunstmann.

Após a devoção, Winterle e André Plamer (pastor da CEL São Lucas de Canoas, missionário em solo africano e um dos participantes da tradução do Catecismo em língua Chisena) permaneceram com a Diretoria Nacional para compartilhar mais sobre o projeto missionário na África.

Diretoria Nacional Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos