TIMÓTEO: pastor jovem, dedicado e responsável


01/01/2019 #Estudos

OS GRANDES HOMENS DA BÍBLIA DO NOVO TESTAMENTO “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas ...

TIMÓTEO: pastor jovem, dedicado e responsável

Timóteo (em grego: Τιμόθεος  Timótheos), que significa “que adora a Deus”, era filho de mãe judia e pai grego, do qual pouco se sabe. O verbo “era”, que se encontra em At16.3, onde diz que Timóteo era filho de um grego, está no modo imperfeito, ou seja, provavelmente o seu pai já havia morrido. Também são citadas na Bíblia a sua avó, Lóide, uma judia da qual Paulo diz que tinha uma fé sem fingimento, e sua mãe, que foram exemplos para o jovem Timóteo (2Tm 1.5).

Lucas diz que Timóteo era um discípulo (no grego, a palavra para discípulo e aluno é a mesma), um jovem disposto a aprender os valores do reino de Deus. Conhecido na região de Listra e Icônio como um jovem exemplar, ele dava um bom testemunho diante dos homens, ao ponto dos irmãos destas regiões falarem publicamente sobre sua boa conduta.

Timóteo havia sido escolhido por Deus, bem visto pela Igreja e, agora, chamado por Paulo. Esse é o início de uma grande amizade e companheirismo entre Paulo e Timóteo.

Timóteo é mencionado durante a segunda visita de Paulo à Listra como sendo um discípulo, filho de uma judia  crente, mas de pai grego. Paulo então decidiu tomá-lo como seu companheiro de viagem, circuncidando-o, antes, para garantir sua aceitação pelos judeus convertidos. Ele então foi ordenado e seguiu com Paulo em suas viagens através da Frígia, Galácia, Mísia, Tróas, Filipos, Beréia e  Corinto.

Ele foi enviado para Corinto (ICo 16.10). Viajou com Paulo para Jerusalém, para levar a oferta levantada para os pobres daquela cidade (Atos 20.4-5). Acompanhou Paulo em Roma e ficou com ele na prisão (Fp 1.1). Após o período do primeiro aprisionamento de Paulo, o mesmo deixou Timóteo em Éfeso. Timóteo foi o missionário e companheiro mais recomendado por Paulo para cuidar de alguma igreja, o que foi fruto da sua lealdade (1Co 16.10; Fp 2.19 e 1Tm 3.10).

Paulo chamava Timóteo de seu filho na fé e escreveu a sua última carta ao jovem, rogando para que o mesmo fosse um servo fiel que lutasse pela fé cristã e sã doutrina.

De acordo com a tradição, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65 d.C., onde ele teria servido por 15 anos e, depois, morrido ali martirizado, quando João estava exilado na ilha de Patmos.

 

PARA REFLETIR:

- Como é a sua família?

- O que você tem ensinado para os seus? Você usa seus problemas familiares para deixar de servir a Deus?

- Como é seu exemplo diante dos irmãos?

- As pessoas testemunham bem de você?

 

Que Deus nos ajude a seguirmos o belo exemplo de Timóteo.

 

DESTAQUES NA VIDA DE TIMÓTEO:

- Foi um cristão respeitado em sua cidade;

- foi um representante especial de Paulo em várias ocasiões;

- recebeu duas cartas pessoais de Paulo;

- provavelmente conhecia Paulo melhor do que qualquer outra pessoa, tendo-se tornado como um filho para o apóstolo.

 

FRAQUEZAS E ERROS: 

- Lutou contra uma natureza tímida e reservada;

- permitiu que outros o tratassem com desprezo devido a sua juventude;

- foi aparentemente incapaz de corrigir alguns problemas da Igreja de Corinto quando Paulo o enviou para lá.

 

LIÇÕES DE VIDA:

- A juventude não deve ser uma desculpa para a ineficácia;

- nossa insuficiência e falta de habilidade não devem nos afastar de Deus, nem nos tornar indisponíveis para ele.

Martinho Carlos Fach

Vitória, ES

Estudos Leia mais


01/01/2019 #Estudos

Padrinhos de Batismo


Por que procuramos por padrinhos? Você já se questionou por que pais escolhem pessoas para se colocarem diante do altar na condição de padrinhos da criança a ser batizada? E o que direciona os ...

Ler mais

01/01/2019 #Estudos

LUCAS, um escritor cativante


OS GRANDES HOMENS DA BÍBLIA - NOVO TESTAMENTO “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar ...

Ler mais

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos