Mensageiro Luterano de abril


27/03/2019 #Editora Concórdia #Publicações

Confira os destaques da edição deste mês da revista oficial da IELB

Mensageiro Luterano de abril

Leia, divulgue e compartilhe.

Crentes depois do ‘cético’ apóstolo Tomé

Tomé entra em cena no segundo domingo de Páscoa (Jo 20.24), mas é muito importante começar a leitura no versículo 19, onde se inicia o relato do que aconteceu ao cair da tarde do primeiro domingo de Páscoa. Esse trecho, João 20.19-23, tem como título “Jesus aparece aos discípulos”, mas poderia muito bem ser chamado de “O grande presente de Páscoa que Jesus deu à Igreja”.

Você conhece a história, mas sempre é bom lembrar. Os discípulos de Jesus estavam escondidos, com medo dos judeus. Foi quando Jesus se pôs no meio deles e lhes deu, por assim dizer, vários “presentes de Páscoa”. Descubra que presentes são esses na leitura do texto.

O diabo (não) venceu

A liberdade de expressão quando em choque com a liberdade religiosa

O carnaval sempre apresenta algumas surpresas no Brasil. A pretexto de ser uma festa cultural, nos desfiles de escolas de samba muitos enredos buscam “discutir” assuntos, trazer pautas e fazer reivindicações sociais. Neste ano, entre outras coisas, repercutiu fortemente uma cena do desfile da escola “Gaviões da Fiel”, onde, claramente, mostrava-se o “diabo” humilhando e vencendo Jesus. O fato foi amplamente repercutido, com posições minimizando, apoiando, e, muitas outras, discordando e se revoltando com o fato.

Esse assunto desafia vários aspectos de análise, mas nosso foco aqui é falar sob o ponto de vista das liberdades civis fundamentais, em especial a liberdade de expressão quando em choque com a liberdade religiosa.

Num mundo cheio de violência

A intensa divulgação, na mídia, do massacre na escola de Suzano, em São Paulo, que matou dez pessoas e feriu onze, pode desencadear outro problema para nós, brasileiros, que já estamos acostumados com vários tipos de violência. O alerta é feito por Jaclyn Schildkraut, pesquisadora sobre massacres em locais públicos nos Estados Unidos. Ela afirma que o excesso de atenção nestes casos acaba recompensando os assassinos e incentiva outros ataques semelhantes.

Ressurreição x Reencarnação

Desde muito tempo, as religiões questionam o destino do ser humano após a morte. Entre as inúmeras possibilidades que o ser humano encontrou para seu destino, duas se destacam entre as maiores religiões do planeta, e são, em grande parte, antagônicas: ressurreição e reencarnação.

Assine o Mensageiro Luterano aqui

Leia outras edições aqui

Editora Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos