46º Congresso Nacional da JELB - Oficinas


15/01/2019 #Jovens

Uma lista respeitável de nomes incontestáveis e assuntos pra lá de especiais. Essas são as oficinas que encherão as tardes de bate-papos!

46º Congresso Nacional da JELB - Oficinas

 

 

O INcondicional está chegando!! Ansiosos? Pois para aumentar a ansiedade, segue uma lista de 21 LINDAS oficinas para poderem aproveitar nas tardes do 46° Congressão da JELB.

Cada oficineiro, e seu tema, foram pensados com muito carinho e atenção, justamente para fazer com que possamos refletir um pouco mais sobre temas sensacionais! Ah, e temos oficinas práticas também, muuita dança, música, etc.

Dê uma olhada na lista escolha a que mais curtiu e aproveite bastante!

Obs.: A inscrição para as oficinas serão no dia, no momento de entrar nos locais indicados para elas. Daremos maiores detalhes no primeiro dia de programação.

Segue a lista!

1) Homosexualidade na igreja, como lidar?
Oficineiro: Rev. Dr. Rudi Zimmer

Hoje, mais do que nunca, a homossexualidade se tornou bem manifesta, inclusive nas igrejas. Assim, muitos líderes levantam a sua voz em favor dessa conduta, até em muitas igrejas. Uma pesquisa até revelou que, nas igrejas cristãs, 38% de católicos, 22% de evangélicos pentecostais e 21% de evangélicos não pentecostais são a favor da união civil entre homossexuais. Diante disso, qual é a orientação da IELB? Bem, tendo as Escrituras Sagradas, resumidas e sistematizadas nas Confissões Luteranas, como a fonte infalível de nossa doutrina e a orientação divina para as nossas vidas, buscaremos, na oficina sobre ?Homossexualidade na igreja, como lidar??, também a orientação sobre este tema.

 

 


===============================

2) Entendendo o Espiritismo
Oficineiro: Rev. Gabriel Sonntag

Vamos conversar sobre os principais assuntos que envolvem a relação entre Espiritismo e o Cristianismo, apresentando diferenças e possíveis confusões. Um assunto relevante dentro do contexto brasileiro que é marcado por uma longa caminhada do Espiritismo. Chico Xavier, por exemplo, é amplamente conhecido no Brasil, um expoente do Espiritismo. Por isso a importância de falarmos sobre Espiritismo, para evitar confusões com o Cristianismo e observarmos os temas levantados sob uma ótica Cristã e luterana.

===============================

3) A Parapsicologia e os mistérios da mente
Oficineiro: Alfredo Bischoff
pastor, professor, psicólogo e parapsicólogo.

Última fronteira do conhecimento: mente humana!
Um universo fascinante de surpresas a ser desvendado!Tem muitas pessoas que dizem ter passado pela experiência de terem feito regressão a vidas passadas. Isso é possível? Os bebês abortados no ventre da mãe, antes do aborto ocorrer, já sabem que serão exterminados? Se sabem, qual a reação deles com a notícia recebida? Sonhos tem significado?

===============================

4) Meus dons e a igreja
Oficineiro: Juliano Belz

Vamos conversar e trabalhar de forma descontraída e prática, como podemos servir ao Senhor na Igreja através dos dons que Ele nos deu. Venha que vais ser massa.

===============================

5) Eventos, como fazer?
Oficineiro: Ivanes Berton

Tenho um congresso para organizar, por onde começo? Posso fazer algo inovador, diferente?
Quem já se perguntou isso?
Muitas são as dúvidas que surgem ao se ter essa responsabilidade, mas calma, venha participar de nossa oficina e você terá uma visão prática com quem já organizou mais de 300 eventos sociais e muitos congressos e encontros, aprendendo os cuidados que devem tomar e em quais partes pode inovar, para fazer o seu evento inesquecível.
E você não tem esse compromisso a vista? Venha participar igual, pois nunca se sabe quando você receberá esse chamado de Deus.
Quero encontrar com todos lá! Abraços!

===============================

6) Filosofia e Religião : dois caminhos que se encontram ou se divergem?
Oficineiro: Rev. Ivan Tresman

O Físico Inglês Isaac Newton (1642-1727) deu um importante passo na explicação do mundo natural ao conceber a Lei da Gravitação Universal e a apresentar os fundamentos da chamada mecânica clássica. As leis de Newton se aplicam a todo o universo servindo para explicar inclusive os movimentos dos planetas e das estrelas.
Newton era cristão e quando perguntado a respeito das descobertas, se estas haviam abalado sua fé ele pode responder com firmeza: ?Não! Minhas descobertas não abalaram minha fé, apenas a reforçaram. Só um Deus muito perfeito para criar um mundo tão complexo que funciona até hoje sem precisar de reparos, ou sem precisar ?dar corda?.? Com essa explicação Newton cria o conceito de Deus como o ?relojoeiro universal? que cria o mundo e dá corda nele e ele funciona até hoje.
A filosofia e o conhecimento usados para reforçar nossa fé, esse é nosso desafio.

===============================

7) Criatividade no Reino de Deus
Oficineiro: Mellen Kuster

O que é criatividade? Existem formas de aprender? Como ela pode ajudar a propagar o reino de Deus? Queremos conversar e responder a essas e muitas outras perguntas, para ajudar você a achar seu caminho rumo a criatividade, e assim, colaborar ainda mais com o reino de Deus.

===============================

8) É possível amar o nosso próximo INcondicionalmente, assim como Deus nos amou?
Oficineiro: Paulinho Kuhl

Através de Jesus, Deus nos ama Incondicionalmente. Através de nós, Cristo ama as pessoas. No entanto, nosso amor pelo próximo não parece ser igual ao de Deus por nós. Será que conseguimos amar ao próximo como Ele nos ama? O que fazemos pra demonstrar amor ao próximo? É possível amar o próximo incondicionalmente?

===============================

9) Move IN: Forró
Oficineiro: Luan Kill e Eveline Barros

Ensinar passos básicos de forró para os que ainda não sabem e tem interesse em aprender essa dança simples e divertida.

===============================

10) Move IN: Pagode
Oficineiro: Cleverson Ribeiro

Pagode, um gênero tão brasileiro, tão popular de norte a sul do Brasil, vamos desmistificar e simplificar para todo e qualquer congressista sair um verdadeiro pagodeiro.

===============================

11) Move IN: Sertanejo
Oficineiro: Morgana Stegemann

Essa é a oficina perfeita para quem gosta de se exercitar, divertir e conhecer novas pessoas. Nela você aprenderá os passos básicos do sertanejo universitário para arrasar nas noites do congressão. Está preparado? Então Move IN!

===============================

12) Dança Litúrgica - Instrumento de adoração
Oficineiro: Franciele Pagung

Adoramos ao Senhor com danças, pois a minha dança não é minha, mas é de DEUS, vem de Deus e volta para Deus... que o Espírito Santo nos use como instrumento e que possamos sentir esse amor incondicional de Cristo através dela".

===============================

13) JELB para Calouros
Oficineiro: Eli Müller

De uma maneira bem humorada e descontraída apresentar aos novatos e também aqueles que não são tão novatos quem é, o que já fez, qual o objetivo da Juventude Evangélica Luterana do Brasil.

===============================

14) Quem faz a ata?
Oficineiro: Rev. Valdir Klemann

Iremos desmistificar a idéia que se espalhou pela igreja, que, fazer ATA é algo muito difícil, e passar por algumas ideias principais, tais como: A importância de escrever uma Ata; os tipos de Atas; a Ata como documento histórico e aprender na prática como escrever uma Ata, a partir de dados que serão fornecidos

===============================

15) Teatro Amador
Oficineiro: Fernanda Picoli

O objetivo desta oficina é despertar o interesse para a prática teatral (especialmente na igreja) e passar as orientações básicas, através de jogos e dinâmicas. Com o foco na voz, corpo e expressões faciais.
Esperamos que com essa oficina, o jovem possa sair dela motivado para montar peças teatrais / esquetes / jograis em sua congregação, com o intuito de levar a palavra de Deus de uma forma descontraída e de fácil entendimento.

===============================

16) Depressão e Ansiedade , Como Lidar?
Oficineiro: Wendel Faller Uhl

Vamos falar e refletir sobre estes dois temas com o objetivo de desmistificar e trazer informações acerca da vivência do jovem e sua relação com ambos os transtornos, entendendo que podemos mudar nossa forma de ver e lidar com os mesmos, produzindo bem estar e qualidade de vida.

===============================

17) Faço parte da diretoria ou sou um Líder chamado por Deus?
Oficineiro: Michael Kunzendorff

Uma conversa franca e aberta sobre as responsabilidades e bênçãos de ser um líder e participar de uma diretoria.
Existe diferença entre participar de alguma diretoria e ser um Líder? Onde começa uma coisa e termina outra?
De todas as partes do Brasil chegam relatos sobre as dificuldades que os jovens passam quando fazem parte da liderança. Eu mesmo já passei por várias e ainda passo! Na maioria das vêzes não é somente por falta de experiência, mas também por não saber o que é e como exercer a liderança que lhe foi confiada; além de outros fatores que certamente virão à tona no decorrer de nossa conversa.

===============================

18) Truth Busters
Oficineiro: Rev. Walter Ries

Somos conhecidos pela ótima teologia, muitas vezes até somos arrogantes em dizer que somos detentores das verdades teológicas, ?Temos a teologia pura e verdadeira?, mas como anda nossa prática? Será que somos coerentes com a teologia? Nesta oficina faremos uma análise de algumas religiões cristãs que estão engajadas no trabalho com os jovens. Buscando encontrar as verdades por detrás de suas práticas. E ver o que podemos aprender para enriquecer nossa prática como cristãos luteranos.

===============================

19) Dinheiro? Deixa Comigo!
Oficineiro: Silas Adolfo Potin

Seja na vida pessoal, profissional ou no trabalho da igreja, lidar com dinheiro pode nos render alguns momentos preocupantes. Por vezes esse receio pode nos impedir de assumirmos trabalhos na igreja, sobretudo no que se refere a tesouraria. Assim, nossa conversa busca fomentar alguns pontos para que nosso temor não nos impeça de servir a Cristo também nesta seara.

===============================

20) Música: Culto vs Congresso
Oficineiro: Tobias Linden

Pode tocar bateria e guitarra na igreja? O ambiente que estamos inseridos influência na música que fazemos? Um cristão pode ouvir música secular? Quando a experiência ultrapassa a palavra?
Ensaios de um músico sobre as diferenças entre a música no culto e a música que é feita em congressos e qual o papel do músico em cada uma das situações.

===============================

21) Tolerância religiosa e as diferenças do Cristianismo para os outros "ísmos" - Hinduísmo, Judaísmo, Islamismo
Oficineiro: Rev. Samuel Fuhrmann

A tolerância religiosa às vezes é confundida com a ideia de que todos precisam ter um mesmo discurso religioso que se resume à busca da paz e à afirmação do amor ao próximo. Embora paz e amor são importantes, eu só posso ?tolerar? algo ou alguém de verdade quando há discordância de opiniões e, ainda assim, existe respeito diante das diferenças.
E é nesse sentido que nós precisamos sempre ser tolerantes. Assim, caminhamos em direção a uma atitude que ouve o outro com respeito e humildade e que afirma aquilo que é distinto da fé cristã com coragem. A maneira como o apóstolo Paulo se dirige aos filósofos em Atenas (Atos 17), em meio a uma forte idolatria, falando daquilo que é distinto da nossa fé ? a morte e a ressurreição de Jesus por nós - servirá de base para o nosso bate-papo no Congressão.

Jovens Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos