Instituto Histórico


      Atas, manuscritos, biografias, livros, periódicos, mídias em geral, objetos, máquinas, equipamentos e muito mais, formam o acervo do Instituto Histórico da IELB (IH), que constantemente recebe novos materiais.

      PRESERVAR PARA SERVIR é nosso lema de trabalho, e nossos alvos permanentes são:

      1. Incentivar o estreitamento de contato do IH com congregações, entidades, membros e pastores luteranos, e desses com o IH, buscando despertar cada vez mais o interesse de manter viva a história da IELB.

      2. Continuar organizando o acervo para acesso mais rápido em consultas e pesquisas.

      3. Montar, para visitação e pesquisa, museu histórico com objetos e documentos, no prédio destinado para tal finalidade pela IELB (provisoriamente na sala do Edifício Mahler, junto ao Centro Administrativo da IELB).
  Para agendar uma visita, pedir informações sobre materiais ou ainda para doar peças ao IH, entre em contato através do e-mail institutohistorico@ielb.org.br com Paulo Udo Kunstmann, responsável técnico.

  Confira a série Peças de Nosso Passado acessando aqui .

 O trabalho do Instituto Histórico é coordenado pelo Departamento de Comunicação da IELB e conta com o apoio de profissionais da área que formam a Comissão do Instituto Histórico.

Materiais disponíveis


Veja as orientações gerais sobre o material histórico relacionado à IELB. E também orientações relacionadas a genealogias, processos de cidadania de outros países e temas afins.

Ver em downloads