Categorias

Mulheres > Mensagem do Conselheiro > Vergonha e culpa – Quem precisa disso?


Vergonha e culpa – Quem precisa disso?
21 download(s) Faça Download

Vergonha e culpa – Quem precisa disso?


Todas as mulheres sonham com uma família perfeita. Muitas, porém, convivem com maridos ou filhos dependentes de drogas ou álcool. Isso, além de tristeza e preocupação, gera uma forte sensação de vergonha, porque muitas mães e esposas acham que, de alguma forma, a culpa é sua.

O grande problema é que estes sentimentos podem ser paralisantes e, muitas vezes, fazem com que as mães e esposas se escondam e não procurem ajuda. Enganam-se pensando que com o tempo tudo passará. Porém um vício é como qualquer doença crônica tipo câncer, diabetes, hipertensão, etc. A menos que seja tratado o mais rápido possível, trará cada vez maior dano. E não pensem que isso pode ser resolvido apenas com amor e carinho. Na maioria dos casos é necessário ajuda profissional. O viciado é como uma pessoa que está andando em pé no ônibus. Se não se amparar em alguém, cairá na primeira curva.

Alguns sentimentos de culpa são completamente compreensíveis. Por exemplo, se deixamos o nosso filho acidentalmente cair no chão. Mas, mesmo nestes casos, a culpa não deve levar-nos à autopunição. Diante de qualquer sentimento de culpa real, o que devemos fazer é buscar o perdão de Deus, que está sempre disponível em Jesus Cristo, levantar a cabeça e enfrentar corajosamente os problemas e suas consequências.

Por outro lado, precisamos lembrar que muitos fatores que podem desempenhar um papel negativo na saúde mental dos nossos entes queridos estão fora do nosso controle. O vício de um filho ou esposo pode ter a ver simplesmente com fatores genéticos ou por terem passado por uma experiência traumática. Neste caso, sentirmo-nos culpados é algo totalmente inútil.

O certo é que, mesmo depois de terem feito tudo o que lhes cabia fazer, as mães e esposas ainda precisarão sempre entregar seus filhos e maridos nas mãos de Deus, pedindo que os livre de todo o mal, especialmente quando não estiverem debaixo de seu olhar. Mas, se o mal vier, lembrem-se que este é também o lugar onde o Senhor lhes colocou para serem o bom perfume de Cristo. Seu servo.

Pastor Luiz Alberto Silveira dos Santos
Conselheiro Nacional da LSLB (2018-2019)

02/2018

Veja Também